Obras de revitalização do entorno do Mercado Municipal de Curitiba começam em maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
O projeto do Ippuc para a região inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo. (Ilustração: Ippuc)

No dia 8 de maio, terão início as obras de requalificação de dez quadras do entorno do Mercado Municipal, no Centro de Curitiba, ação que vai priorizar pedestres e os deslocamentos não motorizados, além de valorizar o comércio da região. As intervenções fazem parte do programa Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central, ambos da Prefeitura.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo. Os investimentos serão de R$ 9,7 milhões e os trabalhos têm previsão de serem concluídos em oito meses.

O objetivo da intervenção é promover a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias. “Temos um trabalho amplo pela cidade para fortalecer a inclusão a partir da acessibilidade com calçadas amplas e seguras, que estimulam os deslocamentos das pessoas caminhando pelos bairros, mas também para fortalecer o comércio”, destacou o prefeito em exercício Eduardo Pimentel, em evento de apresentação do projeto de revitalização, realizado nesta quarta-feira (26), no Mercado Municipal.

“Esse mercado é histórico, são 63 anos de trajetória, mais de 200 famílias que aqui defendem seu ganha-pão e o nome de Curitiba, pois este é um ponto turístico, de encontro de moradores e de preservação da memória gustativa da cidade”, afirmou Cleverson Chilipak, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado (Asceme), confirmando a importância da requalificação de uma região que tem o Mercado Municipal como referência.

As melhorias na região abrangem uma área que forma um polígono, compreendido entre as ruas Mariano Torres e Ubaldino do Amaral, e avenidas Visconde de Guarapuava e Affonso Camargo, tendo ao centro a Avenida Sete de Setembro. “A Sete de Setembro, no trecho desde a Praça Baden Powell até a trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral, será o eixo dessa transformação”, explicou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Serão feitas calçadas com faixa acessível em concreto, nova arborização, áreas de convivência e nova iluminação para pedestres, além da organização de placas e postes na área de serviços das calçadas. Uma ciclofaixa no eixo da Sete de Setembro será integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do ônibus expresso e da Rua Mariano Torres, seguindo até o eixo do Parque Ambiental.

Boulevard

A Rua General Carneiro, transversal à Avenida Sete de Setembro, será transformada em boulevard e eixo de animação com áreas de estar, nova arborização e iluminação para pedestres, decks de convivência junto ao Mercado Municipal e faixa acessível, com 3m de largura, em concreto.

Será feita a adequação geométrica das esquinas da Sete de Setembro com a General Carneiro, com as ruas e o cruzamento no mesmo nível das calçadas. No conjunto de vias, será implantada rede lógica e infraestrutura para futura instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos.

Nas demais vias do entorno as guias rebaixadas serão padronizadas, as calçadas ampliadas e com faixa acessível com 1,5m de largura em concreto, alinhamento predial com acabamento em petit-pavé preto e o pavimento das faixas de serviços com reaproveitamento das lousinhas utilizadas no calçamento atual.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.