Ópera da Serra da Capivara no Piauí conta com participação de curitibanos; espetáculo tem como diretor artístico Felipe Guerra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
onca rainha serra da capivara cortada
A história da Onça Rainha será contada através de canções e danças, com cenários holográficos para reproduzir a natureza. (Foto: Divulgação).

Localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, espaço que reúne o maior número de sítios pré-históricos do continente americano, recebe entre os dias 15 a 27 de julho a 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara. Com programação com música, teatro, circo e dança, as atividades usarão como palco principal o espaço o anfiteatro cenário da Pedra Furada, esculpida pelo vento ao longo de milhares de anos.

A direção de arte da ópera é do curitibano Felipe Guerra, que é arquiteto, cenógrafo e diretor de arte. Além dele, pelo menos 18 outros curitibanos estão atrelados na apresentação. Desde a produção do evento, direção artística, técnica, música e direção cênica.

felipe guerra serra da capivara
Além dos cargos citados, Felipe Guerra também é urbanista, carnavalesco e designer de jóias. (Foto: Divulgação).

Inspirada no filme do Rei Leão, o tema da ópera deste ano é “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios”. Com uma fêmea como protagonista, conta a história de uma mãe e sua filhote nos áridos horizontes da Caatinga.

A ópera conta com projeções gráficas, hologramas e elementos visuais tecnológicos, uma orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

O Parque ganhou título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991. Fundado em 1979, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e pela Fundação do Homem Museu Americano (FUMDHAM). “Dados da ICMBIO indicam que o público da Ópera já representa 30% dos visitantes que o Parque recebe ao longo de todo o ano, Queremos que a Ópera traga ainda mais luz a esse verdadeiro santuário e faça as pessoas descobrirem toda riqueza histórica e ancestral que o Parque oferece” afirma Sádia Castro, diretora geral do evento.

A programação começa no dia 15 de julho com oficinas variadas e gratuitas na sede do parque nacional. Nos dias 22 e 23 de julho tem  início a Ópera da Cidade, com shows da Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura Jacurutrio, Isadora D’Lavor e Filipe Catto. As apresentações acontecem sempre às 20h00 e também são gratuitas.

O espetáculo principal, a ópera Ato da Onça Rainha, acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, no anfiteatro Pedra Furada, às 19h00, seguido de shows nacionais que encerram a noite. Lia Itamaracá, Xênia França e Almério são os artistas confirmados.

Os ingressos já estão a venda desde o dia 06 de maio. A inteira custa R$ 380,00 e a meia entrada solidária (com entrega de 1 kg de alimento não perecível) custa R$ 199,00. 

Para a programação completa acesse o @operadaserradacapivara no Instagram ou no site oficial do evento.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.