Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 39 anos com concerto de choros de Villa-Lobos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
vitor dias
Nos concertos de aniversário, um coro sinfônico com 60 cantores vai se unir aos 90 músicos no palco do auditório do Guairão. (Foto: Vitor Dias)

A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 39 anos, na próxima terça-feira (28), com concerto onde serão apresentados choros de Heitor Villa-Lobos. As apresentações acontecerão no domingo (26), às 10h30, e terça-feira, às 20h30, no palco do Guairão.

Com um currículo que já ultrapassa 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras, os concertos da orquestra são sempre muito disputados e lotam os teatros em todas as apresentações, principalmente nas que acontecem aos domingos no Guairão. 

Em 2023, a orquestra esteve sob aplausos de quase 46,5 mil pessoas e no primeiro encontro deste ano contou com um público de quatro mil expectadores que foram ao Teatro Guaíra para a abertura da temporada, com a execução da obra “Floresta do Amazonas”, de Villa-Lobos.

Nos concertos de aniversário, um coro sinfônico com 60 cantores vai se unir aos 90 músicos no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), onde serão executados os choros 6,9 e 10 do extenso repertório de 14 choros de Villa-Lobos, além do  ‘Rasga Coração’. “Dentro de cada choro tem vários temas de choros. Então, vamos fazer um grande festival de obras maravilhosas”, destaca o maestro Roberto Tibiriçá, que será o regente do concerto.

O estilo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em fevereiro deste ano e era considerado por Villa-Lobos um gênero musical “guarda-chuva”, que abrange várias práticas musicais distintas. “Villa-Lobos se inspirava na antiga Lapa boêmia do Rio de Janeiro, com Noel Rosa e toda aquela turma que fazia serestas à noite, tocando choros, chorinhos”, ressalta o maestro.  

As comemorações dos 39 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná ressaltam a história de 50 maestros convidados e 200 solistas vindos de diferentes partes do mundo que passaram pela orquestra. Assim como o primeiro maestro-titular, Alceo Bocchino, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e hoje Maestro Emérito.  

O repertório tem cerca de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser.

Serviço

Concerto dos 39 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná 

Data: Domingo (26), às 10h30 e terça-feira (28), às 20h30.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão – Rua XV de Novembro, 971 – Centro de Curitiba. Mais informações neste site.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.