Coluna Saúde e Beleza fala sobre os hemangiomas plano e rubi e seus tratamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Na coluna Saúde e Beleza dessa semana, a fisioterapeuta Caroline Scoz Alves fala sobre os hemangiomas plano e rubi. Quais são suas características, como se formam e como tratá-los. Confira abaixo.

Saiba como tratar os hemangiomas plano e rubi

Caroline Scoz Alves

Os hemangiomas são lesões que causam bastante desconforto estético. (Foto: Divulgação)

Os hemangiomas planos e rubi são lesões que aparecem na peles das pessoas e que causam bastante desconforto estético.

Os hemangiomas planos são de causa ainda desconhecida pela medicina. Caracteriza-se como uma lesão vascular ou tumor vascular benigno que se manifesta após o nascimento. Pode ter crescimento acelerado após o surgimento e regressão espontânea ao longo dos primeiros anos de vida da criança.

Já os hemangiomas rubi acometem as pessoas na vida adulta e são formados por bolinhas vermelhas que aparecem na pele na fase adulta, geralmente em pessoas de pele clara, e podem aumentar de tamanho e quantidade com o envelhecimento.

O que causam os hemangiomas?

Hemangiomas planos se manifestam logo após o nascimento, já os rubis acometem as pessoas na vida adulta. (Foto: Divulgação)

Os hemangiomas planos são tumores benignos formados pelo acúmulo normal de vasos sanguíneos e que levam ao aparecimento de manchas arroxeadas ou avermelhadas. Não há causa conhecida para o seu surgimento, mas sabe-se que são mais comuns entre as mulheres.

Com relação ao hemangiomas rubis também não se sabe as causas de seu aparecimento, porém, entre os fatores estão relacionados o envelhecimento da pele, a exposição exagerada ao sol e até mesmo o estresse.

O que são os hemangiomas planos?

Apresentam-se como manchas de cor de vinho na pele e na mucosa. Afetam extensões variadas da superfície corporal. Resultam de má-formação do tecido vascular, o que causa um aumento da rede capilar da derme. Se essas lesões, que podem ser superficiais ou profundas, não desaparecem no nascimento ou nos primeiros anos de vida da criança, a tendência é que permaneçam ao longo da vida.

De acordo com a Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas (Abraphel), estudos indicam que 60% dos hemangiomas surgem nas regiões da cabeça e pescoço e podem ser classificados, principalmente, como hemangioma plano e tumoral.

Quais os tipos de hemangioma planos?

Existem dois tipos de hemangiomas: o congênito e o infantil. O hemangioma congênito está completamente formado quando a criança nasce e pode ser detectado por ultrassonografia antes mesmo do nascimento.

Já o hemangioma infantil pode ser notado nas primeiras semanas de vida, cresce rapidamente nos primeiros meses até cerca de um ano e depois iniciam um processo de desaparecimento espontâneo.

Metade de todos os hemangiomas desaparecem em até cinco anos, e cerca de 70% dos hemangiomas desaparecem totalmente quando a criança atinge 10 a 12 anos de idade. Embora a cor da mancha de nascença também desapareça, alguns resíduos conhecidos como sequelas podem permanecer na pele do indivíduo.

Hemangioma Rubi

Outro tipo de hemangioma que também acomete as pessoas, mas de maneira diferenciada é o angioma rubi. Esses são caracterizados por bolinhas vermelhas que aparecem na pele de pessoas na vida adulta e que podem aumentar de quantidade e tamanho com o envelhecimento.

Não apresenta risco para a saúde e o diagnóstico pode ser feito por um médico dermatologista. Normalmente, surge em locais de pouca visibilidade, como couro cabeludo e costas, mas também pode estar presente no tronco e rosto, com menos frequência. É a principal doença de pele do idoso e não apresenta sintomas.

Quais os tipos de tratamento para combater os hemangiomas?

O hemangioma rubi não apresenta riscos para a saúde e o diagnóstico pode ser feito por um médico dermatologista. (Foto: Divulgação)

Na Clínica Senz e na Sul Laser o tratamento do Hemangioma Plano ou Hemangioma Rubi pode ser feito com a tecnologia de luz pulsada IPL, da Plataforma Etherea MX. O Laser Long Pulse 1064 também é utilizado para tratar este problema.

Conheça abaixo cada um destes tratamentos

IPL – SQ

Utiliza a tecnologia SQUARE-WAVE PULSE® que provê pulsos com altas doses de energia que, na prática, garantem melhores resultados frente às diversas indicações de tratamento. Serão necessárias de 10 a 15 sessões de tratamento para os hemangiomas planos.

Long Pulse

A mais moderna tecnologia para a remoção não invasiva de lesões vasculares profundas e superficiais. Serão necessárias de 10 a 15 sessões de tratamento para os hemangiomas planos.

Segundo a fisioterapeuta Caroline Scoz Alves os pacientes dos hemangiomas planos precisam estar preparados para um tratamento intensivo e de longo prazo. “A resposta no começo é bem rápida, mas a medida que vai clareando depois vai ficando cada vez mais difícil o desaparecimento por completo, por isso, é preciso ter paciência e se preparar para um número maior de sessões. Eu sempre costumo trabalhar com uma expectativa maior, de 15 sessões pelo menos”, comenta. Os dois tratamentos combinados também podem ser utilizados para combater este tipo de problema.

Já para o hemangioma rubi, o tratamento costuma ser mais rápido, durando em média 6 sessões.

Antes e depois dos tratamentos. (Foto: Divulgação)
Hemangioma PlanoHemangioma Rubi
CaracterísticaManchas planas de nascença arroxeadas na região da cabeça e pescoçoBolinhas vermelhas no couro cabeludo, costas, tronco e rosto
TratamentoLuz pulsada IPL-SQ e Laser Long PulseLuz pulsada IPL-SQ e Laser Long Pulse
Número de sessões10 a 15 sessões6 sessões

Conteúdo produzido em parceira entre a Sul Laser e equipe Reinaldo Bessa.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.