O padre redentorista Joaquim Parron, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, receberá o título de Cidadão Honorário do Paraná na sessão na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (1), às 14h30. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT).
Reconhecido pelo trabalho religioso e pelas ações sociais que desenvolve, Padre Parron atuou no Mato Grosso do Sul, no litoral paranaense e veio para Curitiba em 1980.
Formado em filosofia e teologia, também é professor de ética no Seminário Claretiano e foi escolhido como membro do Conselho Extraordinário da recém-fundada Província Redentorista de Curitiba.
O padre possui doutorado em Ética Social pelaThe Catholic University of America, Washington, DC e mestrado em Educação pela PUCPR. Atuou pastoralmente nos Estados Unidos, Irlanda, Argentina e Tailândia e foi superior provincial dos Redentoristas por dois períodos.
Em 2020, no início da pandemia, o pároco criou o ‘Movimento SOS Vila Torres’, voltado para atender os desempregados daquela comunidade. Hoje conhecido como SOS Combate à Fome, o movimento distribui cerca de duas mil cestas básicas por mês, em sete comunidades de Curitiba, já tendo entregue 1.500 toneladas de alimentos aos necessitados.
A ação social criada por ele promove atualmente programas de capacitação e encaminhamento ao emprego por meio de parcerias com empresas que oferecem vagas e professores que atuam na preparação dos currículos e das habilidades dos trabalhadores.
Por causa deste trabalho, Pe. Parron chegou a ser comparado com o padre Júlio Lancellotti, que atua junto à Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e conhecido por sua forte atuação social.