Ao contrário do informado pelo Portal em matéria publicada na sexta-feira (5), o Paraná tem mais representantes no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado “Conselhão”, recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além dos citados Helio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia, e Claudio Loureiro, fundador e CEO da Heads Propaganda, também representam o estado no colegiado de 247 conselheiros: o advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo, professor de Direito do Trabalho (UFPR/UFRJ), integrante do DeclatraPR (Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora) e sócio do Centro Universitário Unibrasil; Clemente Ganz Lúcio, sociólogo e coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, membro do “Conselhão” original e ex-diretor técnico do Dieese; Moacyr Auersvald, ministro classista representante dos empregados no Tribunal Superior do Trabalho, vice-presidente do Sindhoteis de Curitiba e diretor de Assuntos Parlamentares da Fethepar (Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Paraná); e Sergio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Paraná.
O CDESS é um espaço é destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade. Entre os setores representados estão movimentos sociais, setor financeiro, empresarial, agronegócio, fintechs, cultura e futebol, além de trabalhadores, sindicalistas, ativistas e influenciadores, com nomes como Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco) Abilio Diniz (Grupo Carrefour), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Bela Gil (apresentadora e ativista), Felipe Neto (influenciador digital), Leila Pereira (Palmeiras), Jorge Furtado (cineasta), Raimundo Bonfim (Central dos Movimentos Populares), Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e Ayala Ferreira (MST).
De acordo com a Presidência da República, o modelo do Conselho prevê representação de trabalhadores, empresários e de entidades setoriais, para sintetizar a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira. Os novos conselheiros participarão de debates qualificados, que subsidiarão a formulação de políticas públicas, em assessoramento direto ao presidente da República. A Secretaria de Relações Institucionais será a responsável pela coordenação do novo colegiado.
(com informações da Agência Brasil)
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: