O projeto do Parc Autódromo, bairro planejado que irá ocupar a área do antigo Autódrmo Internacional de Curitiba, foi apresentado nesta quinta-feira (07) em um grande evento na Ópera de Arame, em Curitiba. Um dos últimos projetos criados pelo arquiteto, urbanista e ex-governador Jaime Lerner, o Parc Autódromo é da empresa curitibana Bairru Urbanismo.
O empreendimento,inspirado nas cidades de Viena, Barcelona, Copenhage e Curitiba, ocupará uma área de 560 mil metros quadrados, equivalente a 50 campos de futebol e contará com 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para casas. Estiveram presentes o governador Ratinho Jr. e a prefeita reeleita de Pinhais, Rosa Maria. “É a união de forças transformando e consolidando Curitiba e Pinhais como cidades de alta qualidade de vida para se viver”, destacou Ratinho em sua fala sobre a parceria do governo do estado com a empresa na execução do projeto.
O evento começou com uma cerimônia de apresentação feita pelos sócios e diretores da Bairru, Fernando Bau e Carlos Rodrigues. A arquiteta Valéria Bechara fez uso da palavra em nome da equipe do escritório Jaime Lerner. Em seguida falaram a prefeita de Pinhais e o governador.
Os convidados foram recepcionados com um coquetel ao som da Orquestra Filarmônica Villa Lobos, posicionada sobre um palco improvisado no centro da plateia enquanto o público assistiu a apresentação dos camarotes do teatro. Após a cerimônia, todos foram convidados para ocupar o palco principal onde foi servido um jantar.
A prefeita Rosa Maria lembrou que Pinhais é o menor município do Paraná em extensão territorial, mas que ganhará um empreendimento gigantesco que vai mudar a imagem da cidade. “Vai significar muito desenvolvimento, além de uma melhoria de mobilidade urbana, o que gera qualidade de vida para a nossa população”, disse.