Passeio Público completa 137 anos como um dos principais espaços de lazer de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
O Passeio Público, o mais antigo e mais central parque da capital paranaense, recebeu obras de revitalização em 2019. (Foto: Daniel Castellano/SMSC)

Um dos locais mais conhecidos e visitados de Curitiba, o Passeio Público completa 137 anos de fundação nesta terça-feira (2). Mais antigo e mais central parque da cidade, o espaço faz parte da rotina da população curitibana, seja para fazer passeios e ou praticar atividades físicas, ou mesmo como passagem para estudantes e trabalhadores a caminho de suas atividades em locais próximos. O Passeio também é palco de celebrações da capital, como o Natal de Luz e o Auto de Fundação.

O parque recebeu uma grande revitalização em 2019, ganhando uma área de contemplação preparada à beira do lago e que pode ser vista por quem passa pela Rua Luiz Leão. Piso de pedriscos, bancos de madeira e um novo paisagismo, com canteiros de flores, dão mais charme ao local. Onde havia o imóvel do antigo restaurante, foi feita a compactação do solo para o recebimento do revestimento, também em pedrisco. Novos postes e paisagismo também fazem parte do novo visual. E o antigo coreto, agora Coreto Digital, permite a transmissão de atrações culturais da cidade.

Os trabalhos do Passeio Público fazem parte do contexto do programa Rosto da Cidade, que também prevê a revitalização de fachadas de prédios históricos da capital. A lateral do parque está mais iluminada, com 16 postes com luminárias em tecnologia LED direcionadas para a calçada da Rua Luiz Leão, em um trecho de quase 500 metros. Os postes têm oito metros de altura e reforçam a segurança de quem transita à noite no trecho, onde ficam o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário e também a estação-tubo Passeio Público.

História

O Passeio Público abrigou o primeiro zoológico da cidade e foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibano. Em 1909, Maria Alda alçou voo em um balão, para aterrissar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes.

Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado “Príncipe dos Poetas Paranaenses”. Os portões do Passeio são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris. Na década de 1970, com sua concretagem e a canalização do Rio Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser alimentado por água de poços artesianos.

Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu, em 1982.

Serviço:
Passeio Público
Entre as ruas Luiz Leão, Pres. Carlos Cavalcanti e Pres. Faria e Av. João Gualberto, no Centro.
Abre de terça a domingo, das 6h às 20h. Às segundas, passa por manutenção.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.