Da Redação
O poeta Paulo Leminski será homenageado no recital Gigafone de verão, nesta quarta-feira (25), na badalada ilha Gigóia, Barra da Tijuca, no Rio. O evento, apresentado pelo jornalista Claufe Rodrigues (ex-GloboNews Literatura), terá leitura de poemas por Mano Melo, Monica Montone e Guilherme Isnard. O biógrafo de Leminski, jornalista Toninho Vaz, participa de noite de autógrafos do livro Paulo Leminski, o bandido que sabia latim (Tordesilhas), que será vendido a preço promocional.
Personagem inesquecível da contracultura da década de 1980, Paulo Leminski ganhou espaço na cena intelectual brasileira com o jeito marginal e a alma de judoca. Músico e tradutor, poeta e professor, mestre e lutador, foi acolhido por grandes personalidades da época, como Caetano Veloso, Waly Salomão, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, entre outras.
O autor
Unindo a experiência de jornalista aos anos de amizade com Leminski, na obra, Toninho Vaz se propõe investigar o mistério que foi o poeta do Pilarzinho. De maneira íntima, após um ano de pesquisas e 81 entrevistas realizadas com parentes, parceiros, alunos, ex-mulheres, professores, amigos e até desafetos, o autor reuniu histórias, escritos, poemas, fotos inéditas e rascunhos de textos inacabados.
Em Paulo Leminski: o bandido que sabia latim, Toninho Vaz traduz ao leitor quem realmente foi Paulo Leminski Filho, com todas as suas grandezas e contradições. Para o autor, a obra é “o retrato de um poeta brasileiro sem disfarces, o ex-estranho Paulo Leminski.”.
Jornalista, roteirista, escritor e biógrafo, o curitibano Toninho Vaz mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1970, onde foi repórter da revista IstoÉ e do Jornal do Brasil, entre outros órgãos da imprensa escrita. Foi editor de texto do Jornal Nacional, do Fantástico e do Globo Esporte, além de trabalhar para a rede norte-americana CBS Television. É autor de biografias de Luiz Melodia (Tordesilhas, 2020), Torquato Neto e Zé Rodrix.
Tordesilhas Livros
Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas e que investiguem temas contemporâneos, capazes de ajudar leitores a compreenderem as mutações aceleradas do século XXI. Além dos clássicos, a editora publica romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia.
Serviço:.
Local: restaurante Sabor do Nordeste, no píer. O acesso à ilha é facilitado pelo fato de o píer ficar a poucos metros da estação Jardim Oceânico do metrô. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Entrada gratuita. A partir das 19 horas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: