Paulo Leminski ganha homenagem no Rio; evento terá sessão de autógrafos do biógrafo do poeta curitibano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Paulo Leminski ganha homenagem no Rio; evento terá sessão de autógrafos do biógrafo do poeta
Capa do livro que desvenda a vida e obra do poeta Paulo Leminski, lançado pela Tordesilhas Livros. (Foto: Divulgação)

O poeta Paulo Leminski será homenageado no recital Gigafone de verão, nesta quarta-feira (25), na badalada ilha Gigóia, Barra da Tijuca, no Rio. O evento, apresentado pelo jornalista Claufe Rodrigues (ex-GloboNews Literatura), terá leitura de poemas por Mano Melo, Monica Montone e Guilherme Isnard. O biógrafo de Leminski, jornalista Toninho Vaz, participa de noite de autógrafos do livro Paulo Leminski, o bandido que sabia latim (Tordesilhas), que será vendido a preço promocional.

Personagem inesquecível da contracultura da década de 1980, Paulo Leminski ganhou espaço na cena intelectual brasileira com o jeito marginal e a alma de judoca. Músico e tradutor, poeta e professor, mestre e lutador, foi acolhido por grandes personalidades da época, como Caetano Veloso, Waly Salomão, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, entre outras.

O autor

Unindo a experiência de jornalista aos anos de amizade com Leminski, na obra, Toninho Vaz se propõe investigar o mistério que foi o poeta do Pilarzinho. De maneira íntima, após um ano de pesquisas e 81 entrevistas realizadas com parentes, parceiros, alunos, ex-mulheres, professores, amigos e até desafetos, o autor reuniu histórias, escritos, poemas, fotos inéditas e rascunhos de textos inacabados.

Paulo Leminski ganha homenagem no Rio; evento terá sessão de autógrafos do biógrafo do poeta
Em Paulo Leminski: o bandido que sabia latim, Toninho Vaz traduz ao leitor quem realmente foi Paulo Leminski Filho. (Foto: Divulgação)

Em Paulo Leminski: o bandido que sabia latim, Toninho Vaz traduz ao leitor quem realmente foi Paulo Leminski Filho, com todas as suas grandezas e contradições. Para o autor, a obra é “o retrato de um poeta brasileiro sem disfarces, o ex-estranho Paulo Leminski.”.

Jornalista, roteirista, escritor e biógrafo, o curitibano Toninho Vaz mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1970, onde foi repórter da revista IstoÉ e do Jornal do Brasil, entre outros órgãos da imprensa escrita. Foi editor de texto do Jornal Nacional, do Fantástico e do Globo Esporte, além de trabalhar para a rede norte-americana CBS Television. É autor de biografias de Luiz Melodia (Tordesilhas, 2020), Torquato Neto e Zé Rodrix.

Tordesilhas Livros

Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas e que investiguem temas contemporâneos, capazes de ajudar leitores a compreenderem as mutações aceleradas do século XXI. Além dos clássicos, a editora publica romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia.

Serviço:.

Local: restaurante Sabor do Nordeste, no píer. O acesso à ilha é facilitado pelo fato de o píer ficar a poucos metros da estação Jardim Oceânico do metrô. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Entrada gratuita. A partir das 19 horas.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.