Da Redação
O Pequeno Cotolengo do Paraná, instituição reconhecida pelo atendimento de acolhimento, saúde e educação para pessoas com múltiplas deficiências, está passando por uma série de mudanças. A primeira delas é a alteração do nome. A instituição passou a se chamar, a partir de janeiro, Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.
Outra novidade é a Unidade Hospitalar São Luis Orione que está sendo construída nas dependências da instituição e abrigará pacientes egressos do SUS que necessitem de reabilitação prolongada e que poderão contar com a expertise do complexo, mesmo que tenham vínculo familiar e domicílio. A capacitação dos familiares para o cuidado do assistido será um dos serviços prestados pela nova Unidade.
Esta Unidade oferecerá 25 leitos de cuidados intermediários e atendimentos pós-alta, com equipes multidisciplinares. Também irá promover a reabilitação desses pacientes, com autonomia potencialmente recuperável, garantindo a recuperação parcial ou total do paciente, bem como a adaptação e promoção da autonomia.
Educação e acolhimento
Apesar da ampliação da oferta dos serviços de saúde e da mudança de nome, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo continuará com os serviços de educação e acolhimento para os assistidos. A Escola Pequeno Cotolengo, Escola Especial, que atua na modalidade da Educação Básica do Estado do Paraná, dará continuidade às suas atividades.
LEIA TAMBÉM:
- Aumenta busca por atendimento em hospitais de Curitiba; demanda por testes de Covid-19 também é alta
- Mais de 23 toneladas de lixo foram retiradas das praias do Litoral na virada do ano
No acolhimento, quatro grandes lares e oito casas lares seguem abrigando 230 pessoas de todas as idades e diferentes graus de deficiência. Três novas casas serão construídas para acolher mais oito crianças e dezesseis idosos de ambos os sexos.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: