Personalidades de várias áreas prestigiam inauguração da Ubuntu, primeira galeria dedicada a negros; público poderá escolher próximos homenageados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Jorge Kibanazambi, CEO da África Brasil e idealizador da Galeria Ubuntu, na inauguração da exposição. (Foto: Tthiago Batista).

Na última quinta-feira (18), foi inaugurada em Curitiba a Galeria Ubuntu, primeira no Sul do Brasil integralmente dedicada a homenagear personalidades negras. Cerca de 200 pessoas dos meios político, cultural e religioso prestigiaram o evento realizado pela África Brasil, entre elas o embaixador do Congo, Benoît-Labre Mibanga Mulume Wa Badidike, e ministros conselheiros, o deputado estadual Renato Freitas (PT), a bailarina Luana Nery, do Balé do Teatro Guaíra.

A novidade, agora, é que a partir desta sexta-feira (19) o direct do perfil do Instagram da Axé Produções, empresa responsável pela galeria, receberá votos do público sobre futuros homenageados no espaço. “Como pretendemos homenagear também personalidades vivas, queremos considerar a preferência do público sobre nomes mais inspiradores. Espaço não falta  e ainda podemos contemplar mais de 200 indicados. Então, nada mais justo que os próximos 10 homenageados venham deste público”, afirma Maisa Solaris, gestora da marca. A ação interativa vai acontecer até o dia 28 de julho. 

A abertura da galeria contou com performance de interpretação artística protagonizada pelos atores Will Costta, Jéssica Santos e Majo Farias. Durante a dinâmica, o trio abordou situações típicas para a realidade ainda opressiva vivida pelos negros, como o racismo. 

Na sequência, Jorge Kibanazambi, CEO da África Brasil e idealizador da Galeria Ubuntu, lançou livros frutos de pesquisas feitas nos últimos 20 anos. “Depois de sofrer racismo em um avião, no qual me vi forçado a mudar de poltrona pelo simples fato de ser negro entendi que precisava fazer algo para mudar a estrutura social que ainda permite situações como esta. E organizar e difundir a cultura africana foi o primeiro passo para chegar a este fim. Em paralelo, também sonhei me cercar das personalidades que homenageamos através da Galeria Ubuntu, porque é muito inspirador ter figuras de heróis e heroínas por perto”, revela Kibanazambi.    

Serviço

Voto para novos homenageados: @producoesaxe

Agendamento de visitas à Galeria Ubuntu: (41) 998670178

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.