Da Redação
O bairro do Batel está prestes a ganhar um serviço de segurança privado para inibir os constantes assaltos e roubos em estabelecimentos comerciais da região. A iniciativa é dos comerciantes que integram o Petit Batel, microrregião composta pelo quadrilátero formado pelas ruas Desembargador Motta, Alferes Ângelo Sampaio, Dr. Carlos de Carvalho e Comendador Araújo. A criação oficial do Polo Gastronômico e Cultural do Petit Batel foi autorizada pela lei 15.780 aprovada em 22 de dezembro de 2020 pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionada pelo prefeito Rafael Greca. A ideia de criar o distrito surgiu em março de 2019 e foi noticiada em primeira mão pelo portal.
Chamado Projeto de Segurança Colaborativa da Vizinhança do Petit Batel”, a proposta foi discutida nesta terça-feira (22) durante reunião no Shopping Crystal por membros do Comitê de Segurança da entidade e por representantes da prefeitura, da Guarda Municipal e da empresa contratada, a Megatronick Vigilância Especializada. O shopping, um dos estabelecimentos que fazem parte do distrito, cederá um espaço no piso G2 para servir de base operacional para a equipe de vigilantes dotado de vestiário, refeitório, banheiro, área de descanso e de estacionamento para as motocicletas que farão as rondas durante as 24 horas do dia. A ideia, segundo Eduardo Feliz, sócio do Lucca Café e um dos idealizadores do Petit Batel, é reunir pelo menos 50 cotistas para bancar o custo da empresa.
De acordo com ele, já há vários interessados em participar do rateio, entre comércios e condomínios residenciais. “Trata-se de um projeto inédito de segurança pública, que poderá ser replicado em outras regiões da cidade”, diz o empresário.
Presente à reunião, a administradora da Regional Matriz da prefeitura, Rafaela Lupion, à qual o Batel está subordinado, disse que a iniciativa proporcionará uma interação com o poder público ao contribuir com a manutenção da segurança na região. “É uma iniciativa louvável. O Petit Batel está incentivando a cidadania”, afirmou Rafaela. Mesma opinião tem o inspetor Gilberto Ramos de Oliveira, coordenador de Operações da Guarda Municipal, que representou no encontro o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos. “Como órgão de segurança estamos felizes com essa iniciativa porque vai ajudar a diminuir os ilícitos nesta região”, disse o inspetor. Segundo ele, o Batel é um dos bairros mais visados pelos marginas.
Muralha Digital
A bordo de motocicletas e uniformizados, os agentes da Megatronick farão rondas a cada 30 minutos durante 24 horas sete dias por semana. Segundo o diretor operacional da empresa, Valter Ricken, eles não usarão armas e o monitoramento será colaborativo. Quatro táticos farão uma varredura na área monitorada e se reportarão aos órgãos públicos de segurança – Polícia Militar e Guarda Municipal – ao flagrarem alguma situação. O projeto será integrado à central de monitoramento da Guarda Municipal a partir de agosto, quando inicia a terceira fase da Muralha Digital de Curitiba, que está sendo implantada pelo município em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para conter os índices de criminalidade na cidade.
Custo menor
De acordo com o empresário Alessandro Ielo, sócio da rede de salões de beleza Torriton, um aplicativo de monitoramento em tempo real permitirá o compartilhamento de imagens captadas pelas câmeras de rua dos estabelecimentos por vizinhos, porteiros e vigilantes de uma determinada área. “Todos terão a possibilidade de alertar, falar, escrever sobre qualquer situação irregular que venha a ser detectada”, explica Ielo. Segundo ele, a participação no projeto comunitário tem um custo atrativo para empresas e condomínios, que não precisarão continuar pagando por uma segurança particular individual para proteger seu patrimônio. A estimativa é de um custo mensal de R$ 500 por mês por CNPJ ou privado (no caso de condomínios) a ser rateado entre os adeptos da proposta, o que resultaria em R$ 100 para cada um.
Serviço:
Para saber mais detalhes e aderir ao Projeto de Segurança Colaborativa da Vizinhança do Petit Batel clique aqui.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: