Da Redação
Nome e rótulo dos três vinhos fazem referência a um clássico francês. (Foto: Divulgação)
Acaba de chegar ao mercado o vinho Putos, lançado pelo trio de humoristas Diogo Portugal, Danilo Gentili e Oscar Filho, ícones do stand up comedy brasileiro. Amigos, eles criaram três vinhos portugueses, os Putos branco, rosé e tinto, lançados agora no Brasil. O nome e o rótulo descontraídos fazem referência a um clássico tinto francês. “Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, diz Gentili, autor das caricaturas dos rótulos.
O nome da linha foi ideia de Oscar Filho. “Em Portugal, ‘putos’ significa garotos e aqui, no Brasil, ‘putos’ é o que nós somos mesmo. Somos conhecidos como os dinossauros do stand up por sermos da primeira geração e termos participado do big bang da linguagem no Brasil, então fica irônico nos chamarmos de meninos. Por isto, pensei neste nome”, diz Oscar Filho.
A ideia de assinar um vinho aconteceu quando os três saíram de um show e se reuniram para escrever novos textos e degustar vinhos, em São Paulo. O lacre vermelho que ilustra o rótulo é justamente uma referência ao grupo dos três humoristas, o Stand Up Raiz. O curitibano Diogo Portugal, apreciador da bebida há tempos, resolveu levar a conversa adiante. “Ficamos muito felizes quando o projeto se concretizou”, conta ele. “Este é um vinho de ótima qualidade e acessível, esperamos que as pessoas o consumam em momentos divertidos”, diz.
Os vinhos são elaborados no Alentejo, região a Sudeste de Portugal. O Putos tinto é produzido com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Muito macio e saboroso, possui aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha.
O Putos rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. Fresco e delicado, com sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como framboesas e morangos.
Antão Vaz, Gouveio e Arinto são as uvas do Putos branco. Os aromas lembram pêssegos e na boca possui acidez equilibrada e refrescante. Os vinhos são trazidos exclusivamente ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto, de Curitiba, e Casa Flora, de São Paulo. Os vinhos podem ser encontrados na Grande Adega (https://grandeadega.com.br/putos-tinto-alentejo-doc/p) a um custo de R$ 59,90 a garrafa.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: