Da Redação
O pianista Arnaldo Cohen, um dos mais importantes do país, faz duas apresentações em Curitiba, nesta sexta (22) e sábado (23), ao lado da orquestra feminina curitibana Ladies Ensemble, a primeira do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Os concertos serão no Auditório Regina Casillo, às 20h. Para contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe, o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis.
Cohen mora nos Estados Unidos e desde 2004 é professor da Jacobs School of Music, na Universidade de Indiana. “É a primeira vez que a Ladies Ensemble se apresenta com um solista do nível de Arnaldo Cohen. Ter um músico da importância dele conosco é como ganhar o Oscar, certamente é um dos principais músicos brasileiros. Para qualquer orquestra receber o Cohen é um prêmio”, diz Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical do grupo.
A última vez que Cohen tocou em Curitiba foi em setembro de 2011, como solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Desta vez, ele vem a convite da Ladies Ensemble.
Programa e sopros
O concerto vai abrir com Romance sem Palavras, do compositor paranaense Bento Mossurunga, que será interpretada pela orquestra. Para solar, o convidado de honra escolheu Concerto para Piano e Orquestra n°5 – O Imperador, de Beethoven.
A Ladies Ensemble é uma orquestra feminina de cordas, piano e percussão e a obra de Beethoven exige sopros. Para que tudo esteja na mais perfeita harmonia, a orquestra promoveu audições com mulheres de todo o país e escolheu 12 instrumentistas que vêm de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e até da Bahia para os concertos.
O maestro Roberto Ramos está fazendo a preparação da orquestra, mas quem vai reger as apresentações será a maestrina Priscila Bomfim, primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assim como a Orquestra Ladies Ensemble, o trabalho de Priscila é voltado também para a inclusão da mulher no mercado da música de concerto.
Confira abaixo entrevista com o pianista:
Como foi o convite para tocar com a Orquestra Ladies Ensemble?
Uma amiga de longa data, Fabiola Bach Akel, excelente violista, me ligou propondo a realização de um concerto com o grupo Ladies Ensemble e sob os auspícios da Associação Cultural Solar do Rosário em benefício do Hospital Pequeno Príncipe. Aceitei pelo prazer musical e por uma obrigação cívica. Além da parte artística, é um presente poder contribuir para um bem social.
Qual a importância do projeto Ladies Ensemble?
Estamos no século 21 e atrasados! Os espaços antes ocupados somente por ícones masculinos, estão sendo revisitados e devidamente entendidos como espaços de todos, todas. Um projeto como Ladies Ensemble nos convida a assumir um compromisso com essa mudança, tão justa e necessária.
O que os curitibanos podem esperar deste concerto?
Um grupo de musicistas competentes, dirigidas pela talentosa Priscila Bonfim, de mãos dadas comigo, com a música, em forma de diálogo aberto e honesto com o público. Que seja um momento de beleza, união, entendimento e transformação, tudo em sincronia perfeita. É desse quase milagre que o mundo mais precisa, sobretudo neste momento.
SERVIÇO:
Ladies Ensemble convidam Arnaldo Cohen
Datas: 22 e 23 de julho de 2022
Horário: Sexta e sábado às 20h
Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR
Ingressos: R$ 75 (inteira) | R$ 37,50 (meia)
Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | https://www.diskingressos.com.br/
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: