Pianista Arnaldo Cohen faz concertos em Curitiba ao lado da Orquestra Ladies Ensemble nesta sexta e sábado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Pianista Arnaldo Cohen faz apresentações em Curitiba ao lado da Orquestra Ladies Ensemble nesta sexta e sábado
Ladies Ensemble é a primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil. (Foto: @osgonzagasoficial)

O pianista Arnaldo Cohen, um dos mais importantes do país, faz duas apresentações em Curitiba, nesta sexta (22) e sábado (23), ao lado da orquestra feminina curitibana Ladies Ensemble, a primeira do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Os concertos serão no Auditório Regina Casillo, às 20h. Para contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe, o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis.

Cohen mora nos Estados Unidos e desde 2004 é professor da Jacobs School of Music, na Universidade de Indiana. “É a primeira vez que a Ladies Ensemble se apresenta com um solista do nível de Arnaldo Cohen. Ter um músico da importância dele conosco é como ganhar o Oscar, certamente é um dos principais músicos brasileiros. Para qualquer orquestra receber o Cohen é um prêmio”, diz Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical do grupo.

A última vez que Cohen tocou em Curitiba foi em setembro de 2011, como solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Desta vez, ele vem a convite da Ladies Ensemble.

Programa e sopros

O concerto vai abrir com Romance sem Palavras, do compositor paranaense Bento Mossurunga, que será interpretada pela orquestra. Para solar, o convidado de honra escolheu Concerto para Piano e Orquestra n°5 – O Imperador, de Beethoven. 

A Ladies Ensemble é uma orquestra feminina de cordas, piano e percussão e a obra de Beethoven exige sopros. Para que tudo esteja na mais perfeita harmonia, a orquestra promoveu audições com mulheres de todo o país e escolheu 12 instrumentistas que vêm de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e até da Bahia para os concertos.

O maestro Roberto Ramos está fazendo a preparação da orquestra, mas quem vai reger as apresentações será a maestrina Priscila Bomfim, primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assim como a Orquestra Ladies Ensemble, o trabalho de Priscila é voltado também para a inclusão da mulher no mercado da música de concerto. 

Confira abaixo entrevista com o pianista:

Como foi o convite para tocar com a Orquestra Ladies Ensemble?

Uma amiga de longa data, Fabiola Bach Akel, excelente violista, me ligou propondo a realização de um concerto com o grupo Ladies Ensemble e sob os auspícios da Associação Cultural Solar do Rosário em benefício do Hospital Pequeno Príncipe. Aceitei pelo prazer musical e por uma obrigação cívica. Além da parte artística, é um presente poder contribuir para um bem social.

Qual a importância do projeto Ladies Ensemble?

Estamos no século 21 e atrasados! Os espaços antes ocupados somente por ícones masculinos, estão sendo revisitados e devidamente entendidos como espaços de todos, todas. Um projeto como Ladies Ensemble nos convida a assumir um compromisso com essa mudança, tão justa e necessária.

O que os curitibanos podem esperar deste concerto?

Um grupo de musicistas competentes, dirigidas pela talentosa Priscila Bonfim, de mãos dadas comigo, com a música, em forma de diálogo aberto e honesto com o público. Que seja um momento de beleza, união, entendimento e transformação, tudo em sincronia perfeita. É desse quase milagre que o mundo mais precisa, sobretudo neste momento.

SERVIÇO:

Ladies Ensemble convidam Arnaldo Cohen

Datas: 22 e 23 de julho de 2022

Horário: Sexta e sábado às 20h

Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos: R$ 75 (inteira) | R$ 37,50 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | https://www.diskingressos.com.br/

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.