Da Redação
Começou a funcionar nesta quarta-feira (09) o novo Centro de Cirurgia Endoscópica da Coluna do Pilar Hospital, voltado a pacientes com quadros de dor relacionadas a hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal) que causam compressão dos nervos. O Centro reúne técnicas de cirurgia minimamente invasivas e menos traumáticas, com ênfase nos procedimentos realizados por vídeo. O objetivo é possibilitar que, na maioria dos casos, o paciente possa, sem outras comorbidades, tenha alta e volte às atividades rotineiras mais rapidamente.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a dor nas costas é o problema de saúde mais comum entre os brasileiros e atinge mais de 16% da população ativa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população já tiveram ou terão dor na coluna. A dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, só perdendo para a dor de cabeça. Problemas na coluna são a terceira causa de aposentadoria por invalidez no Brasil.
O cirurgião ortopédico Jonas Lenzi explica que essa é uma técnica moderna na qual são introduzidos uma câmera e instrumentos de alta precisão diretamente no alvo causador do problema por meio de uma pequena incisão. “Com esse procedimento é possível reduzir mais de 80% a dor da hérnia de disco, o que representa uma melhora imensa na qualidade de vida dos pacientes, afirma o especialista.
LEIA TAMBÉM:
- Marca curitibana abre boutique de café em Barcelona e mira programa de franquias para a Europa
- Restaurante La Varenne realiza festival da lagosta com quatro pratos exclusivos
Outra vantagem para os portadores de dor nas costas é que técnica entrou no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em fevereiro de 2021, passando a ter cobertura pelos planos de saúde.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: