Polícia Civil do Paraná orienta adolescentes sobre crimes virtuais em colégios de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
civil4
Alunos do Ensino Fundamental II e Médio de dois colégios de Curitiba receberam palestras do projeto PCPR na Comunidade. (Foto: Beatriz Jarzinski/PCPR)

Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental (II e Médio) de dois colégios de Curitiba receberam orientações sobre crimes virtuais em atividades ministradas por investigadores e delegados da Polícia Civil do Paraná (PCPR), que também esclareceram dúvidas levantadas pelos participantes. As palestras fazem parte do projeto PCPR na Comunidade, que tem o objetivo de levar informações à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e conclusão de investigações.

A ação, realizada na última semana com jovens entre 11 e 17 anos, visa a aproximação entre a PCPR e os adolescentes, além de conscientizar e prevenir que os mesmos sejam vítimas de crimes. O objetivo foi levar orientações sobre violências nas escolas, crimes virtuais e informar sobre o serviço de polícia judiciária.

O trabalho orientador da PCPR nas escolas serve como uma rede de proteção aos alunos. Além das informações sobre crimes virtuais, os alunos aprendem sobre os serviços de polícia judiciária e recebem indicações sobre o que fazer caso sejam vítimas de algum tipo de crime. “Nossas palestras são desenvolvidas de acordo com o público-alvo. De maneira introdutória, desenvolvemos o assunto que é tão presente na vida dos jovens. Nesse caso, falamos em panorama geral da segurança pública e discorremos brevemente sobre a rede de proteção”, diz Tatiana Assis, investigadora da PCPR .

Vanessa Menezes, coordenadora de um dos colégios que recebeu a atividade, conta que iniciativas como esta fortalecem o papel pedagógico disciplinar. “Acredito que esse trabalho é de suma importância, colabora para sabermos como agir nas realidades que enfrentamos dentro da escola”, afirma.

Para Emmanoel David, delegado da PCPR, a aproximação da PCPR com o público jovem serve para transmitir o conhecimento aos familiares e vizinhos. “A conscientização auxilia no repasse de informação e prevenção, mostrando como trabalhamos e como podemos auxiliar alguém que foi vítima de um crime”, revela.

Os interessados em receber o projeto PCPR na Comunidade podem enviar e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações podem ser verificadas no site do projeto.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.