População do Sul do Brasil quer renovação nas prefeituras, revela levantamento do Observatório FEBRABAN

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A pesquisa mostra que a escolha do prefeito é considerada muito importante ou importante para 93% das pessoas, enquanto a eleição para a Câmara Municipal é encarada com atenção entre 75% dos moradores do Sul. (Foto: Divulgação).

A três meses das eleições municipais, a maioria dos moradores da Região Sul do Brasil vai optar por um candidato que represente renovação na hora de escolher os novos prefeitos de sua cidade. Para 42%, o escolhido deve ser alguém que tenha experiência política, mas que não tenha sido prefeito ainda e outros 23% dizem preferir alguém que seja novo na política. Somando as duas alternativas, 65% dos eleitores apostam em um novo nome para assumir a prefeitura. Aqueles que preferem um candidato que já tenha sido prefeito são 21% dos consultados.

Este é um dos resultados da nova pesquisa Observatório FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) que, entre outros aspectos, levantou o perfil ideal dos candidatos para as próximas eleições, assim como o interesse geral da população sobre o assunto. Como critério importante para escolher seus candidatos, o eleitor da região elenca, pela ordem, as propostas dos candidatos (37%) e sua experiência administrativa (32%), acima do desempenho na campanha e nos debates (16%) ou de seus apoios políticos (6%).

Para 71% dos eleitores do Sul, o sexo do candidato é indiferente como fator de escolha do voto para prefeito; 15% preferem candidatos homens e 10%, mulheres. A maior parte considera a religião pouco importante (10%) ou sem importância (63%) para a escolha do candidato. Os que consideram a religião importante alcançam 17% e os que responderam que ela é muito importante somam 7%. Aqueles que disseram ser indiferentes ao fato de seu candidato ser da mesma religião representam 84%. Outros 11% disseram preferir candidatos que professam a mesma religião. Para escolher seus candidatos, o eleitor da Região Sul vai se basear principalmente nos debates da tevê (26%) e nas notícias veiculadas na internet e redes sociais (16%). Conversar com amigos e familiares somam 13%.

O assunto “eleições municipais” ainda não foi totalmente incorporado no dia a dia dos entrevistados: 38% afirmam que “ainda não se fala quase nada” sobre eleição e candidatos e outros 30% disseram que este já é um tema comentado “com relativa frequência”. Em contrapartida, 29% declaram que o assunto está “muito presente” nos seus ambientes de convívio social.

Interesse do eleitor

O interesse pela eleição municipal só é superado pela eleição presidencial, confirma a pesquisa. Considerando o impacto que a escolha do prefeito tem sobre suas vidas e de suas famílias, 18% dos entrevistados responderam que a eleição para prefeito é a mais importante, abaixo da eleição para presidente (43%), mas superando a escolha de governador (7%). Há ainda 19% que não diferenciam a importância das eleições nas três instâncias.

A maioria da população aguarda e considera importante votar para prefeito e para a Câmara Municipal: 70% da população disse ter muito interesse (30%) ou interesse (40%) na disputa. A escolha do prefeito é considerada muito importante ou importante para 93% das pessoas (52% e 41%, respectivamente), enquanto a eleição para a Câmara Municipal é encarada com atenção entre 75% dos moradores do Sul, para quem a escolha do vereador é considera muito importante (33%) ou importante (42%).

“As eleições municipais são as que têm maior preocupação do eleitor com sua realidade. Isso aumenta o entendimento de que é preciso ser muito responsável na escolha de representantes que irão executar as políticas e ações que afetam suas comunidades nos próximos anos”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas).

Observatório FEBRABAN – O levantamento inédito procura investigar o que pensam os brasileiros sobre o grau de envolvimento da população com as campanhas, as opiniões sobre as Fake News no contexto eleitoral e as formas pelas quais as pessoas se informam sobre o pleito eleitoral. Traz ainda a avaliação da população sobre o trabalho de seus atuais prefeitos e vereadores.

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