Posse solene da ministra paranaense Morgana Richa será nesta quinta-feira no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A então presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi (à esq.), e a ministra Morgana Richa na posse administrativa em dezembro de 2021 (Foto: TST)

O Tribunal Superior do Trabalho realiza nesta quinta-feira (19) a solenidade de posse da ministra Morgana Richa, já empossada de forma administrativa em dezembro de 2021, devido à pandemia da Covid-19. Ela ocupa a vaga do ministro Walmir Oliveira da Costa, que faleceu no ano passado, e integra a Segunda Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais. Morgana é casada com José Richa Filho, conhecido como Pepe Richa, que foi secretário de Infraestrutura e Logística do governo Beto Richa no Paraná.

No discurso da sessão administrativa, a ministra Morgana Richa afirmou que, chegar ao TST após quase três décadas de dedicação à magistratura, é o coroamento de uma trajetória de dedicação à Justiça do Trabalho.

Também serão empossados os ministros Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro, e o desembargador Sergio Pinto Martins, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), como novo ministro da corte. Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Alberto Bresciani.

LEIA TAMBÉM:

Perfil

Natural de Toledo (PR), a ministra Morgana de Almeida Richa é doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela assumiu o cargo de juíza substituta do TRT da 9ª Região (PR), em Curitiba, em julho de 1992. Em setembro de 1994, foi promovida a juíza titular de Vara, posição que ocupou até sua promoção a desembargadora do Tribunal, em novembro de 2019. Foi, ainda, conselheira do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2009/2011, onde presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania.

A desembargadora publicou artigos em periódicos, capítulos em livros e teve participações em congressos como conferencista e palestrante. Organizou a obra “Conciliação e Mediação: estruturação da Política Judiciária Nacional” e promoveu eventos, com destaque para o Fórum Internacional – Direitos Humanos e a Organização Internacional do Trabalho, ocorrido em 2014.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.