Praça com mirante no bairro Vista Alegre será presente aos 330 anos de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Praça com mirante no bairro Vista Alegre será presente aos 330 anos de Curitiba
Equipada com mirante voltado para a Serra do Mar, Praça da Araucária ficará no bairro Vista Alegre, em Curitiba. (Ilustração: Ippuc)

Curitiba deverá ganhar uma praça equipada com mirante, no alto do bairro Vista Alegre, como um dos marcos pela passagem dos seus 330 anos. A estrutura será montada no terreno, de propriedade do município, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski. “Faremos ali a Praça da Araucária, com um mirante debruçado sobre a estonteante vista da Serra do Mar e o skyline de Curitiba no momento em que raia o ano de 330 da nossa grande cidade. Imaginamos entregar este espaço como um presente de Natal no ano do aniversário de 330 anos de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.

Praça com mirante no bairro Vista Alegre será presente aos 330 anos de Curitiba
Local onde será construída a Praça da Araucária com mirante cercada pelas ruas Rosa Saporski, João Antoniassi e Roberto Barrozo, no bairro Vista Alegre. (Foto: colaboração moradores)

O projeto, de autoria dos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foi apresentado e aprovado pelo prefeito nesta terça-feira (10/1), em reunião no instituto. A implantação e preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, fazem parte do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. 

Estrutura

De acordo com Mauro Magnabosco, o mirante será construído em aramada, similar à da Ópera de Arame, de forma a permitir a permeabilidade do terreno. “Será uma praça com total transparência para valorizar a vista no local”, disse.A estrutura será implantada com o aproveitamento da topografia do local que apresenta desnível de cerca de 10 metros entre as ruas da Antoniassi e Roberto Barrozo

.“Para garantir a acessibilidade, o mirante terá uma rampa de 220 metros de comprimento com, no máximo, 8% de declividade distribuída no terreno de forma que permita o acesso a todos. A rampa contará ainda com patamares para descanso”, explicou Magnabosco. O acesso ao mirante também poderá ser feito por uma escadaria. A implantação deverá ser feita com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e custeada com recursos próprios do município.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.