Praias de Matinhos estão com 1,8 quilômetro de engorda da faixa de areia concluída

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Praia de Matinhos já está com 1,8 quilômetro de engorda da faixa de areia concluída
Trecho entre o Canal do Rio Paraná até o Pico de Matinhos (Foto: Alessandro Vieira)

A faixa de areia da praia de Matinhos atingiu 1,8 quilômetro de engorda conlcuída, com 1 milhão de metros cúbicos de areia. O processo de engorda foi realizado da altura do Canal do Rio Paraná até o Pico de Matinhos e terminou neste domingo (17). Este trecho faz parte dos 6,3 quilômetros entre a praia de Caiobá, batizada pelo colunista Dino Almeida de “Divina”, e o Balneário Flórida que terão a engorda da faixa em até 100 metros.

Ainda nesta semana serão realizados os acabamentos finais neste trecho, pois é preciso que a areia seja regularizada para a abertura da praia aos moradores e frequentadores do Litoral. Na sequência, terá início o processo de dragagem que irá retirar o material responsável pelos reparos e adequações no perfil de praia no trecho compreendido entre o Morro do Boi e a Avenida Paraná, ao sul da Praia Brava em Caiobá, em uma extensão de 1.400 metros.

O serviço engloba a recuperação do talude (que é o trecho que se inicia após o calçadão e vai até a maré média). O licenciamento ambiental prevê adequações e reparos neste trecho, para recuperar os danos provocados pelas ressacas e o processo de erosão marinha.

Esta etapa de dragagem é apenas uma das intervenções previstas nas obras de Recuperação da Orla de Matinhos, que além de recuperar os impactos causados pela erosão marinha, irá minimizar os efeitos das cheias e alagamentos e revitalizar a infraestrutura da orla.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.

A combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município. Para minimizar esses impactos, estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções, que atingem 6,3 quilômetros de orla, além do trecho de 1,4 km em que está prevista adequações e reparos dos taludes.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.