Da Redação
A faixa de areia da praia de Matinhos atingiu 1,8 quilômetro de engorda conlcuída, com 1 milhão de metros cúbicos de areia. O processo de engorda foi realizado da altura do Canal do Rio Paraná até o Pico de Matinhos e terminou neste domingo (17). Este trecho faz parte dos 6,3 quilômetros entre a praia de Caiobá, batizada pelo colunista Dino Almeida de “Divina”, e o Balneário Flórida que terão a engorda da faixa em até 100 metros.
Ainda nesta semana serão realizados os acabamentos finais neste trecho, pois é preciso que a areia seja regularizada para a abertura da praia aos moradores e frequentadores do Litoral. Na sequência, terá início o processo de dragagem que irá retirar o material responsável pelos reparos e adequações no perfil de praia no trecho compreendido entre o Morro do Boi e a Avenida Paraná, ao sul da Praia Brava em Caiobá, em uma extensão de 1.400 metros.
O serviço engloba a recuperação do talude (que é o trecho que se inicia após o calçadão e vai até a maré média). O licenciamento ambiental prevê adequações e reparos neste trecho, para recuperar os danos provocados pelas ressacas e o processo de erosão marinha.
Esta etapa de dragagem é apenas uma das intervenções previstas nas obras de Recuperação da Orla de Matinhos, que além de recuperar os impactos causados pela erosão marinha, irá minimizar os efeitos das cheias e alagamentos e revitalizar a infraestrutura da orla.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.
A combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município. Para minimizar esses impactos, estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções, que atingem 6,3 quilômetros de orla, além do trecho de 1,4 km em que está prevista adequações e reparos dos taludes.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: