Festas fazem prefeitura criar programa de responsabilidade sanitária em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

sistema-de-monitoramento-curitiba
Sistema de monitoramento por bandeiras baliza novo programa de responsabilidade sanitária em Curitiba.

Depois das festas realizadas no último fim de semana em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu lançar o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social para que a população acompanhe, em tempo real, a situação da pandemia na cidade. O programa, lançado nesta terça-feira (09) pelo prefeito Rafael Greca, demonstra por meio de cores o nível da pandemia na capital e a situação das restrições em que a cidade se encontra por meio de um painel com três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). Esse monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde. Dentro desses critérios são avaliados nove indicadores, que incluem, por exemplo, número de novos casos da Covid-19, óbitos, ocupação de leitos de UTI.

Segundo Greca, é mais uma tentativa de alertar de maneira clara a população sobre o panorama da Covid-19 na cidade. Atualmente Curitiba está no nível amarelo, que indica que o sistema de saúde ainda está dando conta dos atendimentos. “É mais uma tentativa de alertar de maneira clara a população sobre o panorama da Covid-19 na cidade. Não queremos chegar no cenário mais crítico nunca”, afirmou o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Cada nível de cor corresponde às medidas que devem ser adotadas pelo Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social, mais ou menos restritivas. Nesse estágio, todos devem adotar as medidas de precaução anunciadas, cumprir todas as orientações do protocolo. Amarela: Nível 1 – sinal de alerta constante que demonstra que a situação está fora da normalidade. Nesse estágio, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando devem adotar as medidas de precaução, cumprir todas as orientações do protocolo. Laranja: Nível 2 – risco médio de alerta, com restrições ao funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas. Vermelha: Nível 3 – risco alto e de alerta total, havendo restrição à circulação de pessoas, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais. Confira neste link a lista com as orientações sobre como as atividades devem se comportar em cada nível.

Bandeiras

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o sistema de bandeiras mostra o retrato da situação da Covid-19 na cidade. “Medidas de controle serão tomadas de acordo com cada um dos três níveis. Muda a bandeira, mudam as ações, com medidas mais restritivas ou menos. É o que vínhamos fazendo, mas dessa forma acreditamos que fica mais fácil para todos entenderem melhor”, explica. A secretária ressalta que mesmo o nível mais baixo não significa uma situação de normalidade.

De acordo com as diretrizes do programa, no alerta amarelo todos devem estar tomando em tempo integral medidas de precaução e seguindo os protocolos de responsabilidade sanitária e social. O Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba também unifica as regras estabelecidas pelo Comitê de Técnica e de Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde, que estão distribuídas em 17 protocolos específicos para serviços. Consulte aqui o Protocolo de Prevenção. Assim, as regras passam a constar em um único documento, reforçando o cumprimento e a responsabilidade essenciais de prevenção e cuidados durante o período de pandemia para todos – serviços e população. “Essa unificação é para esclarecer que as regras valem para todos os espaços de uso de uso coletivo e todo cidadão e empresário tem o seu papel no cumprimento dessas medidas”, reforçou Márcia Huçulak.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.