Para ajudar a coibir a violência doméstica nos condomínios, a Prefeitura de Curitiba, através da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, desenvolveu uma placa informativa com os contatos que devem ser acionados em quaisquer situações de violência, que vão muito além da física, a mais conhecida.
O documento digital com as informações pode ser solicitado junto à assessoria e o condomínio ou a administradora devem providenciar a produção de uma placa com as informações.
Em julho de 2020, a ADH Políticas para as Mulheres lançou uma ação semelhante, com a distribuição de cartilhas digitais para os síndicos, dando atenção redobrada à violência doméstica durante o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19.
A cartilha compila, de forma didática, informações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Lei Maria da Penha e quem ela protege, o que é violência doméstica, o que é medida protetiva, como o síndico pode prevenir e combater a violência no condomínio e canais de denúncia são temas que podem ser encontrados no documento.
A ideia é orientar síndicos e moradores sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba para garantir a proteção das mulheres. A cartilha pode ser acessada no endereço https://mid.curitiba.pr.gov.br/2020/00301308.pdf.
“É importante contarmos com a participação do maior número de pessoas nessa corrente de combate à violência doméstica. Essas ações auxiliam na sensibilização de familiares, amigos e vizinhos e agora é a vez de contarmos com o auxílio dos síndicos nesta luta que é constante”, diz Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas Para as Mulheres.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
1 comentário em “Prefeitura de Curitiba cria placa informativa para combater violência doméstica nos condomínios”
Pingback: Campanha #condominiosemviolencia. Saiba como esse projeto começou aqui na CMPremium. - CMPremium - Administradora de Condomínios