Da Redação
A prefeitura de Guaratuba decretou nesta terça-feira (11) novo estado de calamidade pública no município devido aos problemas no sistema de travessia da Baía de Guaratuba, com a chegada da temporada de verão.
De acordo com o decreto, o serviço prestado pela concessionária passa por situações “extremamente graves” e denotam a má condição técnica das embarcações e dos serviços, o que tem provocado atrasos e lentidão nos serviços, com filas para o embarque. Em alguns dias, as embarcações chegaram a ficar à deriva.
Em julho de 2021, a prefeitura de Guaratuba já havia decretado estado de calamidade pública, pedindo atuação do governo do estado para melhoria no atendimento aos usuários. O decreto teve vigência de 60 dias e não foi prorrogado considerando que houve a fiscalização do serviço e adequação compatível com a demanda existente.
A prefeitura considerou que, com a chegada da temporada de verão e aumento do tráfego, a houve ausência de um planejamento específico por parte da concessionária para o crescimento da demanda, o que coloca em risco a segurança dos usuários.
LEIA TAMBÉM:
- Aumento de casos de Covid-19 e gripe H3N2 em Curitiba leva entidades a cancelar ou adiar eventos
- Paraná adota o PIX para pagamento do IPVA; imposto poderá ser parcelado em até cinco vezes
O atual decreto tem vigência de 60 dias e pede a mobilização dos órgãos para uma atuação conjunta com as secretarias de Urbanismo e Segurança Pública e Coordenadoria da Defesa Civil para que sejam realizadas vistorias nas embarcações e tomada de providências para sanar as irregularidades e o colapso do sistema.
Procurada pelo Portal, a concessionária BR Travessias que administra o serviço informou que em breve se posicionará sobre o decreto publicado pela prefeitura.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: