Da Redação
A mais nova moda da cidade, os cinemas drive-in, entraram na mira da prefeitura de Curitiba. O município regulamentou a realização de eventos nessa modalidade. A licença ou alvará podem ser concedidos desde que os responsáveis sigam as orientações e protocolos da Secretaria Municipal da Saúde referentes à prevenção da transmissão do novo coronavírus e a portaria 57, de 5 de maio de 2020, do Corpo de Bombeiros. A regulamentação consta do Decreto 739/2020 e contempla uma demanda surgida como reflexo da pandemia, com empreendedores buscando novas formas de manter e viabilizar seus negócios.
De acordo com o prefeito Rafael Greca, é fundamental que as pessoas respeitem os parâmetros estabelecidos neste novo tipo de convivência. “A reinvenção da economia se faz necessária nestes tempos, mas o nível de responsabilidade aumentou para todos”, disse na inauguração do drive-in do restaurante Família Madalosso nesta semana. Antes da exibição do filme “De volta para o futuro”, ele apareceu no telão para dar sua mensagem ao público presente.
Critérios
O documento estabelece a permissão de concessão de licença ou alvará para a realização de eventos na modalidade drive-in, desde que as pessoas permaneçam dentro de seus veículos, os quais devem manter uma distância mínima de 1,5 metro um do outro. O número de veículos deverá ser compatível com a área destinada ao evento, o que deverá ser comprovado por meio de implantação, demarcando carros, distanciamento e acessos. Para fins de dimensionamento, o Corpo de Bombeiros orienta que não será permitida a presença de mais de quatro pessoas por veículo.
LEIA TAMBÉM:
- Praças recebem réplicas de bustos de personalidades de Curitiba
- Festas fazem prefeitura criar programa de responsabilidade sanitária em Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde reforça a orientação de que apenas pessoas que já estejam juntas em convívio domiciliar ocupem o mesmo veículo, com o uso de máscara e o maior distanciamento possível. A frequência ao drive-in, portanto, não pode representar uma ampliação do convívio social que as pessoas venham tendo, que deve se manter o mais restrito possível. Confira aqui as orientações e os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde referentes à prevenção da transmissão e infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19).