Começou nesta semana o prazo para as indicações do Prêmio Orgulho da Terra 2023, uma iniciativa do Grupo Ric, com o IDR-Paraná e Sistema Ocepar, que reconhece e divulga os avanços ambientais, sociais e econômicos do agronegócio paranaense.
Nesta terceira edição, o tem o tema “ Desenvolver sem esgotar”, serão homenageadas 21 personalidades em 17 categorias. E a novidade é a inclusão da Erva-mate entre as culturas selecionadas. Além do valor histórico, a cultura da erva-mate vem crescendo em área plantada e valor de produção, sendo uma alternativa econômica importante para a agricultura paranaense.
Até o dia 9 de setembro os nomes poderão ser indicados a cada categoria, feitas por um grupo de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e do Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná.
Entre 19 e 29 de setembro, esses nomes serão definidos por um comitê de notáveis formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). Eles avaliam todas as iniciativas dos produtores indicados, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada até as ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico.
Logo após essa definição, vem a fase de visita às propriedades em destaque. Entre os dias 3 de outubro e 24 de novembro, a equipe do programa Ric Rural, tendo à frente o jornalista Sérgio Mendes, vai gravar e editar as reportagens, que irão ao ar nos dias 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro.
O RIC Rural é exibido pela RICtv RecordTV e também fica disponível em seu canal no YouTube. O programa também tem boletins diários nas rádios Jovem Pan News, do Grupo Ric. O portal R7 fará a divulgação nacional do prêmio. Além da Erva-mate, as categorias do Prêmio Orgulho da Terra são Aves (com 1 homenageado entre as indicações da Ocepar), Feijão, Bovinocultura de Leite, Suínos e Piscicultura (2 homenageados cada entre indicados por IDPR-Paraná e Sistema Ocepar), Agricultura Orgânica, Agroindústria, Café, Bovinocultura de Corte, Inclusão Social, Mulheres no Agro, Sericicultura, Soja e Milho, Sucessão, Tecnologia e Turismo Rural. “É um orgulho para o Grupo Ric ter idealizado e estar promovendo anualmente essa premiação mais do que devida às pessoas e instituições que constroem a riqueza do Paraná e do Brasil. Temos visto uma mobilização inédita da classe produtora paranaense, que tem tanto a oferecer em bons exemplos e práticas para o agronegócio brasileiro”, diz Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric. O Prêmio Orgulho da Terra 2023 será entregue no dia 21 de novembro.