Preservação do patrimônio histórico; Casarão Furquim é restaurado por estudantes do UniCuritiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 08 13 at 18.19.24
Mais de 20 estudantes do UniCuritiba se envolveram nos processos de desenho, mapeamento de danos dos cômodos, detalhamento de portas e esquadrias, croquis e unificação de arquivos. (Foto: Divulgação).

Rio Branco do Sul, município da região metropolitana de Curitiba, inaugurou recentemente a Casa Sara Furquim e recebeu moradores e convidados para visitação. O evento contou com a presença de representantes dos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Design de Interiores do UniCuritiba – instituição que integra a nima Educação, responsável pelo projeto de restauração que motivou o tombamento do imóvel como Patrimônio Cultural Municipal, em outubro do ano passado. Agora, menos de um ano depois, a Prefeitura abriu as portas do Casarão Furquim pela primeira vez, permitindo o acesso de visitantes ao local. 

Orientadora do projeto de extensão “Práticas em Arquitetura, Design de Interiores e Patrimônio”, a professora Caroline Ganzert Afonso comemora mais um passo na preservação do imóvel. “A atividade que desenvolvemos com os estudantes serviu para reforçar o aprendizado em sala de aula, mas, além disso, deixará um legado importante para a região.” Especialista em Restauro em Arquitetura e doutora em Geografia, Caroline conta que o projeto envolveu estudantes do primeiro ao décimo período dos dois cursos do UniCuritiba. “Com a nossa atividade, o município obteve dados que levaram ao tombamento e a outras ações patrimoniais com o objetivo de preservar o imóvel.”

Para contribuir nesse processo, os estudantes trabalharam na investigação histórica, inserção urbana, relações afetivas dos moradores com a casa e fizeram um levantamento fotográfico e métrico do imóvel, com mapeamento de todos os danos. O trabalho inspirou a política pública municipal para o tombamento da casa. Além de detalhar a edificação, os estudantes identificaram as principais características do imóvel e apontaram os passos necessários para as ações de proteção da Casa Sara Furquim. Todos os registros com imagens, detalhamento dos cômodos, plantas dos ambientes e maquetes eletrônicas foram entregues à prefeitura de Rio Branco do Sul.

Os trabalhos começaram em 2022. A primeira fase do projeto de extensão foi executada pelos estudantes vinculados ao Escritório Modelo dos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Design de Interiores do UniCuritiba. Dez alunos se envolveram na pesquisa histórica, levantamento métrico, detalhamento fotográfico e confecção de mapas. Na segunda etapa, em 2023, os estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas do curso de Arquitetura & Urbanismo trabalharam no desenvolvimento de desenhos do casarão histórico construído em 1928 por Octávio Furquim. A família é conhecida como uma das fundadoras do município de Rio Branco do Sul.

No total, mais de 20 estudantes do UniCuritiba, supervisionados pela professora Caroline Ganzert Afonso, se envolveram nos processos de desenho, mapeamento de danos dos cômodos, detalhamento de portas e esquadrias, croquis e unificação de arquivos.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.