Em sessão solene na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (13), o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Domingos Murta, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba. Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta fez carreira no setor bancário, tendo sido superintendente do Banco Central para os estados do Paraná e Santa Catarina, presidente do Banestado, da Paraná Investimentos e diretor financeiro do BRDE.
Atualmente, Murta concilia a presidência da Associação dos Amigos do HC que ocupa voluntariamente com a função de vice-presidente da Associação Comercial do Paraná. Durante o discurso como novo cidadão honorário curitibano, ele relembrou suas origens humildes e a busca por novas possibilidades em um grande centro, como Curitiba, para onde veio em busca de estudo e conhecimento ainda adolescente.
A homenagem foi proposta pelo vereador Sabino Piccolo. A sessão solene foi prestigiada pela ex-governadora Cida Borghetti, patronesse da Associação dos Amigos do HC, e pelos também ex-governadores Mário Pereira e Orlando Pessuti, pelos presidentes da Associação Comercial do Paraná, Antônio Gilberto Deggerone, do CIEE (Centro de Integração Empresa- Escola), Antoninho Caron, e do Movimento Pro-Paraná, Marcos Domakoski, além do ex-presidente da OABPR José Lucio Glomb, do senador Oriovisto Guimarães, do prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timó da Silva, familiares e amigos do homenageado.