A 36ª edição da Conferência da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (Confam 2024), que ocorre a partir desta quinta-feira (19) em Salvador (BA), tem entre as organizadoras a curitibana Ali Lubascher, presidente da BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil), que possui mais de mil associadas, além de ocupar espaço no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher há mais de uma década.
“A Confam 2024 promete não apenas ser um evento, mas um movimento de transformação, onde ideias se tornam ações concretas e onde as mulheres se unem para construir um futuro melhor”, diz Ali.
A escolha da capital baiana como sede para o evento foi fruto de uma votação em que . 70% das votantes confirmaram a cidade como ideal para receber as delegadas de todas as 28 BPWS brasileiras. Para Rose Rozendo, presidente da BPW Salvador e anfitriã da 36ª Confam, a conferência proporciona oportunidades únicas de conhecimento e networking. “Este será um momento ímpar para o empreendedorismo feminino baiano, trazendo visibilidade e conexões valiosas, tanto nacionais quanto internacionais”.
Organizado no espaço Fiesta, com capacidade para até duas mil pessoas, o evento contará com convidadas como a presidente da BPW internacional, a suíça Catherine Bosshart. Ali Lubascher comenta que, com o apoio e patrocínio de parceiros como o Sebrae Nacional, Secult e Banco do Nordeste, a BPW BRASIL está proporcionando desenvolvimento de potenciais profissionais e de liderança, conhecendo projetos de apoio, educação e networking.
Em comemoração aos 94 anos da BPW Internacional, as convidadas poderão participar de painéis de discussões, rodas de negócios e oficinas para aprender sobre o comércio local. Paralelamente à realização destas atividades e painéis, a Confam promove uma campanha de doação de órgãos, tecidos, leite materno e cabelo. A campanha será anunciada durante o evento e se estende até quinta-feira, 26 de setembro.
O evento conta com quatro painéis. O primeiro aborda o empreendedorismo feminino, além de contar com insights de especialistas sobre as plataformas Google e Linkedin.
O segundo painel aborda o tráfico humano, liderado por Kelly Tallon Franklin, da Força-Tarefa Internacional da BPW contra o Tráfico de Pessoas no Canadá, e Vilma Cardoso, da BPW de Caçador (SC).
No terceiro serão exploradas estratégias e parcerias para BPWs locais com Helena Bonotto, vice-presidente da BPW Brasil, e a médica Nise Yamaguchi, de São Paulo. O último painel contará com a presença da juíza Andremara dos Santos, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Bahia e a secretária da Mulher do Paraná, Leandre Dal Ponte. As duas convidadas irão discutir sobre a Lei Maria da Penha e o combate à violência contínua.
Na programação do evento, também está uma imersão na cultura baiana, com uma noite cultural com música, poesia, gastronomia, e como ponto alto, uma noite de gala.