Primeira galeria fotográfica negra do Sul do país será inaugurada nesta quinta em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
milton
Milton Santos foi um dos mais renomados intelectuais do Brasil no Séc XX e é um dos 42 homenageados. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (18) será inaugurada em Curitiba a “Ubuntu”, primeira galeria fotográfica do Sul do Brasil em homenagem às personalidades negras do país e do mundo, localizada no Batel. Estarão presentes no evento o embaixador da República Democrática do Congo, Benoît-Labre Mibanga Mulume Wa Badidike, e os ministros conselheiros Boly Kibundila Sumail e Baudouin Kongolo Funga Funga.

Entre os 42 homenageados estão o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o cientista e escritor Milton Santos, a cantora americana Nina Simone e a atriz Ruth de Souza, todos retratados em momentos importantes de suas respectivas trajetórias. De acordo com Will Costta, CEO da Axé Produções, o principal critério para a escolha dos homenageados foi a relevância das realizações e o legado deixado por cada um deles, em diversos países e segmentos, passando pela política, cultura, jornalismo e muitos outros. “Por exemplo, temos a imagem de Ruth de Souza, que foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema”, diz Costta.

ruth
Ruth Souza, uma das homenageadas, foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal. (Foto: Divulgação)

A Galeria Ubuntu também apresenta trechos biográficos disponibilizados aos frequentadores de Curitiba, reconhecidamente a capital mais miscigenada e negra do Sul do Brasil, segundo o IBGE. Para José Jorge, cofundador da galeria, o aspecto mais destacado do local é o social. “Ainda há imensa resistência cultural à presença, participação social e liderança negra na cidade. Aspecto que nos motiva a rever a história para mostrar que ela também é escrita por negros”, ressalta Jorge.

Significado de “Ubuntu”

O nome da galeria vem de uma análise antropológica de uma brincadeira de crianças numa aldeia africana. Elas correram de mãos dadas, mesmo sabendo que a vencedora ganharia uma recompensa. Quando indagadas, disseram  “Ubuntu, tio”, que significaria “eu sou, porque tu és!”

capa africa 1
A Galeria Ubuntu, localizada no bairro Batel, também apresenta trechos biográficos dos 42 homenageados. (Foto: Divulgação)

Além da Galeria Ubuntu, a população conta também com outro espaço voltado à comunidade negra a Associação Beneficente Afro Brasileira São Jerônimo e São Jorge, fundada em 1998 em Gravataí e transferida para Colombo – PR em 2002, que atende 300 famílias do bairro Guaraituba.

Serviço

Galeria Ubuntu

Inauguração: Quinta-feira, 18 de julho 

Hora: 19h

Endereço: Av. Vicente Machado, nº 752 – Batel

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h

Veja Também

1 comentário em “Primeira galeria fotográfica negra do Sul do país será inaugurada nesta quinta em Curitiba”

  1. Avatar

    Maravilhoso para o público afro/afrodescendente saber que há um olhar para nossos ícones, cultura e tradições ancestrais em Curitiba. Que possa ser um tempo de aprendizado mútuo, a começar pela filosofia ‘Ubuntu’. Sawabona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.