Nesta quinta-feira (18) será inaugurada em Curitiba a “Ubuntu”, primeira galeria fotográfica do Sul do Brasil em homenagem às personalidades negras do país e do mundo, localizada no Batel. Estarão presentes no evento o embaixador da República Democrática do Congo, Benoît-Labre Mibanga Mulume Wa Badidike, e os ministros conselheiros Boly Kibundila Sumail e Baudouin Kongolo Funga Funga.
Entre os 42 homenageados estão o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o cientista e escritor Milton Santos, a cantora americana Nina Simone e a atriz Ruth de Souza, todos retratados em momentos importantes de suas respectivas trajetórias. De acordo com Will Costta, CEO da Axé Produções, o principal critério para a escolha dos homenageados foi a relevância das realizações e o legado deixado por cada um deles, em diversos países e segmentos, passando pela política, cultura, jornalismo e muitos outros. “Por exemplo, temos a imagem de Ruth de Souza, que foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema”, diz Costta.
A Galeria Ubuntu também apresenta trechos biográficos disponibilizados aos frequentadores de Curitiba, reconhecidamente a capital mais miscigenada e negra do Sul do Brasil, segundo o IBGE. Para José Jorge, cofundador da galeria, o aspecto mais destacado do local é o social. “Ainda há imensa resistência cultural à presença, participação social e liderança negra na cidade. Aspecto que nos motiva a rever a história para mostrar que ela também é escrita por negros”, ressalta Jorge.
Significado de “Ubuntu”
O nome da galeria vem de uma análise antropológica de uma brincadeira de crianças numa aldeia africana. Elas correram de mãos dadas, mesmo sabendo que a vencedora ganharia uma recompensa. Quando indagadas, disseram “Ubuntu, tio”, que significaria “eu sou, porque tu és!”
Além da Galeria Ubuntu, a população conta também com outro espaço voltado à comunidade negra a Associação Beneficente Afro Brasileira São Jerônimo e São Jorge, fundada em 1998 em Gravataí e transferida para Colombo – PR em 2002, que atende 300 famílias do bairro Guaraituba.
Serviço
Galeria Ubuntu
Inauguração: Quinta-feira, 18 de julho
Hora: 19h
Endereço: Av. Vicente Machado, nº 752 – Batel
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
1 comentário em “Primeira galeria fotográfica negra do Sul do país será inaugurada nesta quinta em Curitiba”
Maravilhoso para o público afro/afrodescendente saber que há um olhar para nossos ícones, cultura e tradições ancestrais em Curitiba. Que possa ser um tempo de aprendizado mútuo, a começar pela filosofia ‘Ubuntu’. Sawabona!