Sônia Guimarães, uma figura notável no cenário científico brasileiro e a primeira mulher negra a conquistar o título de doutora em Física no país, será palestrante de destaque na 11ª Semana Institucional da Magistratura do Trabalho do Paraná. O evento, que acontecerá de 25 a 29 de setembro, será na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em Curitiba.
Sônia Guimarães ingressou como professora no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) em 1993, quando o Instituto ainda não aceitava mulheres como alunas. O ingresso como professora no ITA foi uma consequência de seu título de PhD obtido na Universidade de Manchester, com o tema Materiais Eletrônicos. Em maio deste ano, Sônia recebeu a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito, reconhecendo seus 30 anos de contribuição ao ITA.
Na Semana Institucional da Magistratura do Trabalho do Paraná, Sônia Guimarães irá abordar o tema “Trabalho, Cidadania e Democracia”. Ela é ativista na luta contra o racismo e discriminação de gênero, inclusive já participou de comissões e projetos que tratam sobre a inclusão de pessoas negras nas ciências exatas e na academia. O coordenador da Escola Judicial do TRT, juiz Luciano Augusto de Toledo Coelho, ressalta que Sônia Guimarães foi convidada pelo que “representa em termos de progresso em direitos humanos e igualdade, marca da gestão 22/23 da Escola Judicial, que fez dos direitos humanos o seu tema principal”.
As Semanas Institucionais da Magistratura do Trabalho do Paraná, realizadas anualmente, reúnem magistrados e magistradas trabalhistas de todo o estado com o propósito de compartilhar boas práticas para alcançar excelência no serviço ao cidadão. O evento também oferece um espaço para reflexões sobre diversos temas de interesse da sociedade e do Poder Judiciário. Conheça AQUI quem serão os palestrantes da 11ª edição.