No próximo mês de setembro, Curitiba irá ganhar seu primeiro Open Mall – um conceito de empreendimento varejista que conta com lojas operando num espaço amplo que integra áreas indoor (fechadas) e outdoor (abertas). Será Copa Open Mall, no bairro Pinheirinho, que está em fase de finalização de obras e vai comportar 80 operações com foco nas categorias de casa e lazer. São cinco âncoras, oito megalojas e 66 lojas. O empreendimento já conta com as lojas-âncoras confirmadas: Balaroti (construção, decoração), CasaMart (utilidades domésticas), Ciello (móveis e decorações), Cobasi (pets e jardinagem)i, Kinder Park (entretenimento infantil indoor) e Smartfit (academia) e outras dezenas delas que estão em fase e conclusão de contratos.
O projeto arquitetônico e de paisagismo do Copa Open Mall oferece ambientes a céu aberto, os quais prezam pelo conforto das pessoas e o bem-estar dos seus clientes. É o primeiro em Curitiba neste segmento e utiliza a estrutura de uma antiga indústria de compensados, que tem em sua arquitetura grandes arcos, preservando a identidade histórica do prédio com a região. O projeto privilegiou também o ambiente verde ao entorno da construção, um mini bosque foi preservado e agora faz parte do empreendimento sendo possível as pessoas visualizarem de diversos pontos do mall. Anexada ao bosque, foi planejado um playground especialmente criado para receber crianças e também pets.
O Copa Open Mall está situado em um terreno de 33 mil metros quadrados, sendo 11 mil de Área Bruta Locável (ABL). O estacionamento, que será gratuito, tem capacidade para 500 vagas cobertas e descobertas e atenderá de segunda a domingo.
O Grupo Macopa, dono do empreendimento, tem negócios na Capital desde 1955 quando iniciou sua atuação na área industrial de chapas de compensados em madeira. Hoje, a empresa atua em Logística, Real State e Varejo. Para colocar o Copa Open Mall em funcionamento a holding investe R$ 100 milhões em recursos próprios e usará o espaço e parte da estrutura predial de uma de suas primeiras indústrias. Quando em pleno funcionamento, a estimativa é que 2 mil empregos diretos e indiretos sejam criados em virtude da chegada do novo negocio a região.
“Estamos bastante confiantes na retomada da economia do brasileiro. O Grupo Macopa é curitibano e tem raízes nesta região que abrange o sul da capital. Com a transformação urbana, impulsionada nos últimos anos pela Linha Verde, crescemos juntos e agora com esse novo perfil econômico regional, temos a certeza de que vamos novamente construir mais um capítulo da história de desenvolvimento da nossa cidade”, comemora Waldemar Ens, presidente do Grupo Macopa.
Conceito Open Mall
O Open Mall é um centro comercial que reúne lojas e serviços, mas se difere do conceito de Shopping Center e de Outlet. “Um Open Mall é um centro comercial mais compacto, que combina produtos, serviços tradicionais, serviço de conveniência, a um espaço necessariamente com áreas indoor e outdoor, integrando espaços ao ar livre com lojas internas, proporcionando experiências de compras e lazer em ambientes amplos e de fácil deslocamento. E um custo muito atraente ao lojista, em função de dispensar uma infraestrutura pesada”, explica a gerente comercial do Copa Open Mall, Vanessa Xavier.
“Acreditamos muito nesse empreendimento e vamos trabalhar para oferecer a qualidade de serviços dentro de um ambiente diferenciado e uma nova proposta que é o open mall. Começamos na década de 50 do século passado, na região sul de Curitiba e queremos continuar contribuindo com o desenvolvimento regional”, conclui Waldemar Ens.