Professor de universidade curitibana irá aos Estado Unidos para a Missão Internacional de Observação da Eleição Geral Americana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
luiz gustavo
Especialista em direito constitucional e eleitoral, Luiz Gustavo de Andrade ficará em Washington para acompanhar as eleições presidenciais americanas. (Foto: Acervo pessoal).

O professor de direito constitucional e eleitoral do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, embarca nesta quarta-feira (30/10) para Washington (DC), onde ficará até o dia 7/11 como membro da Missão Internacional de Observação da Eleição Geral Americana. O pleito colocará fim à acirrada disputa entre a candidata democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump está marcada para o dia 5 de novembro. De acordo com o professor, os observadores têm a função de acompanhar o processo eleitoral em outros países, contribuir para o aperfeiçoamento desses processos, ampliar a transparência eleitoral, fortalecer a confiança pública nas eleições e consolidar o processo democrático. “O mesmo ocorre no Brasil, que também recebe observadores internacionais durante as eleições”, diz.

A missão é uma iniciativa é da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE) e da Transparencia Electoral. Essa não é a primeira vez que o especialista participa de missões eleitorais internacionais. Em 2022, Luiz Gustavo acompanhou as midterms (eleições legislativas realizadas nos Estados Unidos na metade dos mandados presidenciais). Mais recentemente, em junho deste ano, o professor do UniCuritiba integrou a delegação brasileira recebida na Embaixada brasileira em Londres. Na oportunidade foram discutidos diversos temas eleitorais, incluindo a organização das eleições brasileiras na Inglaterra pelas autoridades diplomáticas e o trabalho de Observadores Eleitorais.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.