Um dos destaques da Smart City Expo Curitiba 2023, nesta quinta-feira (23), foi o anúncio da chegada de táxis elétricos à capital paranaense. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Está prevista a utilização de seis veículos no início dos testes, que deverão ser a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi da cidade, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050.
Com duração inicial de seis meses, os testes poderão ser prorrogados se houver necessidade. O táxi elétrico terá a cor laranja característica dos modelos de Curitiba, com a diferença que poderá ser identificado pela cor branca na capota e ainda a inscrição 100% elétrico. A apresentação do táxi na Smart City Expo, que está sendo realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, contou com a presença de representantes dos envolvidos na parceria, e também de Ricardo Zapatero, diretor da Fira Barcelona.
Para Ricardo Gondo, presidente da Renault, o veículo elétrico já é bastante competitivo em termos de custos e investimento em relação aos modelos movidos a combustível fóssil em algumas aplicações. “Não tenho dúvida que esse projeto vai ajudar a expandir a utilização do veículo elétrico no país”, afirma.
Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), os resultados dos testes servirão de base para a criação de uma legislação para a categoria de táxis elétricos na cidade, cujo projeto que deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “O município dá mais um passo para substituição da matriz energética fóssil para uma de energia limpa no transporte. Fizemos os primeiros testes com ônibus elétricos no ano passado. Agora avançamos com a frota de táxi da cidade. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos darão uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”, confirma.
A Urbs deve lançar nas próximas semanas um edital de chamamento para que os taxistas possam participar do programa. A ideia inicial é realizar um sorteio para a escolha dos taxistas que vão rodar nos veículos. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais.
Os táxis, no modelo Zoe, fabricado pela montadora Renault, serão alugados pelos taxistas. Os veículos elétricos serão adquiridos pela ABDI com gestão da Mobilize Beyond Automotive, também ligada ao grupo Renault. Para Igor Calvet, presidente da ABDI, o projeto é um estímulo à inovação e a soluções sustentáveis. “A nossa experiência mostra, por exemplo, que 16 carros elétricos podem gerar uma uma redução de emissão de três toneladas de CO2 em um ano”, revela.
A Urbs ficará responsável pela estrutura e o custos da recarga dos veículos. As baterias possuem autonomia que vão de 150km a 400km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. Além da vantagem de possuir um motor não poluente, existem outras a ser consideradas na utilização de um carro elétrico. Uma delas é que a manutenção do carro é muito baixa, uma vez que o motor não precisa de vários equipamentos usados pelo motor a combustão, como velas, mangueiras, troca de óleo, água do motor, injeção e escapamento, por exemplo.
O custo da recarga elétrica também se mostra muito mais econômico que o de abastecimento de combustível. Em uma grande cidade, um veículo chega a gastar com recarga elétrica, em reais, apenas 25% do custo de abastecimento em postos de combustível, considerando a mesma quilometragem percorrida por ambos os automóveis. Por serem de propulsão exclusivamente elétrica, os veículos estarão isentos do pagamento do Estacionamento Rotativo (Estar Digital) dentro dos limites do município.
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