Da Redação
O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais consolidou a capital paranaense como um dos principais destinos turísticos do país. Segundo a prefeitura, 2019 foi um ano em que o turismo da cidade colheu grandes resultados devido às melhorias da oferta turística, aos novos investimentos públicos e privados, às medidas como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para eventos e o incremento das ações de divulgação do destino Curitiba. Com 5,5 milhões de visitantes, Curitiba é a cidade que mais recebe turistas no Paraná por ano e o terceiro destino brasileiro de turismo de negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O resultado é fruto da intensificação das ações de articulação do Instituto Municipal de Turismo junto ao setor, que estão ajudando a aumentar o fluxo de turistas e os recursos gerados por quem visita a capital. “O município buscou consolidar ainda mais Curitiba no roteiro nacional de lazer e dos grandes eventos, com destaque para a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em que a prefeitura e a iniciativa privada promoveram mais de 160 espetáculos, a maioria gratuita”, destaca A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.
Maior programação gratuita de Natal
Desde 2017, a festa de Natal coordenada pelo município cresce ano a ano. O reconhecimento nacional do Natal de Curitiba estimulou, inclusive, o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 60 eventos; em 2018, 120 espetáculos e em 2019 chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade, entre apresentações de corais, autos de natal, concertos, exposições de presépios e feiras temáticas. O Instituto Municipal de Turismo calcula que a temporada natalina recebeu 10% a mais de público neste ano, chegando a 700 mil pessoas, e que o número de turistas aumentou 15%, superando 105 mil deles nas atrações de Natal em 2019. (O balanço deverá ser consolidado no início de 2020).
ISS menor atraiu grandes eventos
Outras ações foram importantes para o turismo da cidade, segundo a prefeitura. A redução da alíquota do ISS de 5% para 2% para eventos, sancionada pelo prefeito Rafael Greca no fim de 2017, começou a valer em 2018 e já refletiu em um crescimento de 8,3% no número de eventos realizados na capital em 2019, também de acordo com o site oficial do município. Além disso, os novos materiais e vídeos segmentados para o turismo de negócios e eventos têm contribuído para aumentar a ocupação hoteleira, aquecer os setores de comércio, serviços e movimentar as atrações turísticas da capital.
Em 2019, o destino Curitiba foi apresentado em mais de 20 feiras e eventos de negócios do setor de turismo nacionais e internacionais. Além disso, foram realizados fantours com 188 representantes de agências de viagens e operadoras e presstrips com veículos de comunicação e influenciadores digitais. Complementam as estratégias de promoção um plano de mídia com anúncios nos principais veículos da mídia especializada do Turismo.
4 comentários em “Programação de Natal consolida Curitiba como um dos principais destinos turísticos do país, diz prefeitura”
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