Daniela Barranco
Das 1.244 ilhas croatas, Hvar é a mais bonita e a mais conhecida. Famosa por ser considerada a ilha croata mais ensolarada, é também o lugar mais ensolarado da Europa! O local é um dos destinos de férias mais procurados por turistas de todo o mundo. E não é para menos! Hvar tem de tudo: é rica em cultura, arquitetura e patrimônios da Unesco, além de praias maravilhosas e uma gastronomia inesquecível… A brisa de verão na ilha tem um toque delicioso de lavanda e sal marinho. Com sol o ano todo, o local está repleto de festas na praia com o pôr do sol dourado ao fundo, piscinas naturais e charmosas vilas de pedra.
A cidade é repleta de ruas sinuosas e arquiteturas góticas. Entre os destaques ficam uma antiga praça, a Igreja de Santo Estêvão, um pequeno porto e a fortaleza espanhola do século XVI, Fortica. Desde os tempos antigos, a Ilha de Hvar teve uma importante posição estratégica no mar Adriático. No século 4 a.C., os antigos gregos colonizaram a ilha e ali fundaram a colônia de Pharos, que significa farol em grego. A colônia ficava no local da atual Stari Grad, hoje uma das cidades mais antigas do Adriático e da Europa. Pharos, posteriormente, foi a denominação adotada para toda a ilha, e a nomenclatura de hoje Hvar é na verdade uma derivação do mesmo nome.
Além de importante base naval, Hvar também foi o centro da literatura renascentista croata. Sendo a casa de Petar Hektorović e Hanibal Lucić, dois dos mais notáveis escritores croatas. Durante os séculos, a Ilha fazia parte do Império Romano, Bizantino, República de Veneza, Monarquia de Habsburgo e Iugoslávia. Hvar tem uma tradição de 150 anos de turismo organizado e oferece uma ampla gama de atrações e atividades, desta forma é um destino de verão ideal tanto para famílias com crianças, quanto para jovens em busca de diversão.
Se pensa em conhecer a ilha croata, não deixe de passear pelos calçadões de paralelepípedos, subir as escadarias históricas repletas de folhagens que levam a cantos ensolarados escondidos e ir de ilha em ilha até as ilhotas Palkeni próximas. Você pode até alugar um iate para assistir a um pôr do sol mágico e depois dançar até o amanhecer em festas badaladas na praia. Descubra um lado mais tranquilo da ilha nesta parte, enquanto explora uma rede encantadora de ruas de pedra sinuosas, restaurantes rústicos e edifícios icônicos. Junto à Riva ou à beira-mar, a dica é passar a noite desfrutando da brisa fresca do mar, enquanto observa os barcos balançando suavemente ao longo da costa.
Conheça alguns dos pontos da ilha que mais me encantaram:
Castelo Tvrdalj
O castelo de Tvrdalj foi a casa e um projeto do famoso poeta croata Petar Hektorović. Com um tanque de peixes rodeado por belas arcadas de pedra, uma torre e um jardim cheio de plantas diferentes, este castelo é uma verdadeira obra de arte escondida atrás de uma fachada de pedra simples. Hektorović construiu seu castelo durante toda a sua vida e as paredes do castelo do poeta estão repletas de inscrições em pedra em latim, italiano e croata. Localizado no centro da cidade, o castelo é o edifício mais famoso de Stari Grad.
Stari Grad
Stari Grad, que em tradução literal significa Cidade Velha, é a cidade mais antiga da ilha e uma das mais antigas da Europa, sendo fundada em 384 a.C. como uma colônia grega de Pharos. Durante séculos foi o principal centro político e cultural da ilha até que a cidade de Hvar assumiu o seu nome e sua função. A cidade está situada no final de uma baía profunda, o que torna seu porto um dos mais seguros do Mediterrâneo.
Trata-se de uma pequena cidade com uma longa história, cheia de ruas e praças pitorescas, com casas de pedra mediterrâneas tradicionais e lindas igrejas de pedra. Seu centro histórico é um patrimônio mundial da Unesco e entre as muitas atrações da cidade é possível visitar as ruínas das muralhas da cidade, que datam do século IV a.C., a igreja cristã primitiva de São João, o mosteiro dominicano de São Pedro Mártir do século XV e a fortificação Castelo de Tvrdalj, do período renascentista.
Planície de Stari Grad
Fora da cidade, você pode visitar a planície de Stari Grad. Esta grande paisagem culta, que ocupa a parte central da ilha, foi inscrita na lista do Património Mundial da Unesco, em 2008. A planície é o resultado de séculos de trabalho humano. Desde o período da colonização grega, esses campos foram cobertos de vinhas, figueiras, amendoeiras, oliveiras e lavanda.
Cidade de Hvar
A cidade de Hvar está situada no lado sul da ilha, voltada para o mar aberto. Devido à sua grande posição no centro das rotas do Adriático, Hvar foi um importante porto mediterrâneo por muitos séculos. É o centro da ilha desde o século 13, quando assumiu o papel da cidade de Stari Grad. Hoje, a cidade de Hvar é um dos melhores exemplos da coexistência da oferta cultural e histórica com a oferta consumista moderna. É por isso que esta cidade bonita e cheia de vida atrai tantos turistas.
Praça Principal
A praça principal, a de Santo Estêvão, está localizada ao lado do porto de Hvar. Com a área de 4.500m², é a maior praça da Dalmácia. No final da praça, que é coberta com lajes de pedra de mármore, fica a Catedral de Santo Estêvão, protetor da cidade. A catedral foi construída em estilo renascentista, com uma torre gótica ao lado. Do outro lado da praça fica o antigo Arsenal do século XVI, local onde foram reparadas as galerias. No século XVII, o Arsenal foi convertido no primeiro teatro público da Europa, que ainda funciona hoje.
O Forte Fortica
Existem várias fortalezas ao redor da cidade, a mais famosa é a fortaleza Fortica, popularmente chamada de Španjola. Os venezianos a construíram no século XVI, quando a ilha estava sob o domínio da República de Veneza. A fortaleza fica situada em uma colina acima da cidade e oferece a melhor vista panorâmica do local e seus arredores, incluindo as Ilhas Paklenski.
O Convento Beneditino
Outro local interessante para visitar é o Convento Beneditino. O valor deste lugar está na longa tradição de fazer rendas de agava. As freiras vêm passando essa habilidade de geração em geração, e seu segredo foi mantido atrás dos muros do convento por mais de 100 anos. Agava Lace também foi publicamente reconhecida e inscrita na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em 2009.
Praias de Hvar
Existem inúmeras praias que valem a visita, mas as mais bonitas estão localizadas nas Ilhas Paklinski, perto da cidade de Hvar, que são um monumento protegido da natureza.
Vida Noturna em Hvar
A cidade de Hvar é famosa pela sua oferta de diversão noturna, muitas vezes referida como a melhor do Adriático. À noite, você pode desfrutar de vários concertos de rua, performances e exposições. Todos os restaurantes e lojas de souvenirs também estão abertos até altas horas. Se você gosta de festejar a noite toda, Hvar também tem muitas casas noturnas!
A combinação de natureza, praias cristalinas, cidades históricas, boa culinária, ótimos vinhos e pessoas amigáveis faz desta ilha um dos destinos mais cobiçados e lindos do verão europeu.
Dicas extras:
– Alugue um barco para poder conhecer as impressionantes ilhas ao redor. Muitas delas com excelentes restaurantes e estrutura para passar o dia;
– Desfrute de um pôr do sol no beach club Ula-Ula;
– Coma um prato de frutos do mar no maravilhoso restaurante Macondo.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: