O projeto “AstraZeneca Viva a Cultura!”, parceria da farmacêutica AstraZeneca com o Instituto Dançar que promove atividades culturais em hospitais para crianças com câncer, passará por Curitiba. Além da capital paranaense, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre também receberão o projeto, que chega à 17ª edição em 2024.
Com o tema “Cores que curam”, o AstraZeneca Viva a Cultura! levará às crianças hospitalizadas oficinas de música, artes plásticas e teatro. As visitas dos voluntários contam com a presença do mascote Astro, um urso que é símbolo do projeto.
Nos últimos anos, esta união entre a farmacêutica, que ficou ainda mais conhecida por ser uma das fornecedoras das vacinas contra a Covid 19, e o Instituto Dançar, que já atendeu 500 mil pessoas e jovens desde a fundação, em 2003, possibilitou a realização de 508 oficinas, 320 programações nos leitos e 143 apresentações teatrais em 83 etapas e 16 edições.
“As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento. A ação, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamentoe”, enfatiza Jorge Mazzei, diretor executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.
As atividades oferecidas no “AstraZeneca Viva a Cultura!” serão: oficina de origami, oficina de instrumento musical reciclável, oficina de musicalização, oficina de stencil em tela, oficina dos animais e máscaras feitas de materiais recicláveis. Além destas atividades, os que estiverem no hospital poderão assistir peças de teatro e receber a visita da Cia de Música nos leitos. Além das crianças, seus responsáveis e as equipes médicas também podem participar.