Projeto de empreendimento residencial de Curitiba é eleito o mais sustentável do Paraná; confira na coluna Construção e Moradia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Gabriel Falavina – Altma Incorporadora

O Troféu Incorporador do Ano é o “oscar” do mercado imobiliário paranaense. (Foto: Matheus de La Palm)

Depois da lacuna das edições que não aconteceram em função da pandemia, a Ademi Paraná entregou o Troféu Incorporador do Ano. O prêmio, que é o reconhecimento do mercado imobiliário paranaense às empresas do setor pelas boas práticas corporativas, elegeu incorporadores e lançamentos dos anos de 2019, 2020 e 2021. E a relação de escolhidos é uma vitrine interessante da transformação pela qual a construção civil e a moradia passaram no período.

Além das mudanças no estilo de plantas comerciais e residenciais – impactadas pelo home office e modelos híbridos de trabalho e estudo -, o progresso do setor trouxe o uso de novas tecnologias, metodologias de inteligência construtiva e soluções voltadas à redução do impacto ambiental das obras e edificações. Entre os itens considerados nas 15 categorias da premiação, vários consideram a agenda ESG ou da governança socioambiental na construção civil do estado.

Foi com esse olhar, que considera a qualidade de vida das futuras gerações, que a Altma, unida à HIEX e RAC Engenharia, conquistou o troféu na categoria Sustentabilidade, com o Árten, um empreendimento residencial que tem a responsabilidade ambiental como essência. A análise cuidadosa da comissão avaliadora da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário, para a premiação – que é como o “Oscar do Mercado Imobiliário” no Paraná -, ratificou o que sempre foi a nossa intenção com o Árten: criar o empreendimento residencial mais sustentável do Paraná em 2021.

O Árten ganhou o título de empreendimento residencial mais sustentável do Paraná em 2021. (Foto: Altma Incorporadora)

Ainda em construção, o Árten tem, de acordo com a comissão, o melhor planejamento e implantação de sistemas e equipamentos para a geração de economia do uso de água e energia, redução da poluição e diminuição do desperdício no canteiro de obras entre os lançamentos dos últimos três anos no estado. Isso é resultado de um trabalho focado, de todos os projetistas envolvidos, em soluções que realmente fazem a diferença do ponto de vista da proteção ambiental.

A sustentabilidade está em vários detalhes do projeto do Árten, começando pela adoção do conceito TETRIS de construção, que faz o máximo aproveitamento do terreno, aumentando a área útil construída. Outro conceito, que é tendência na arquitetura pós-pandemia e que foi incorporado ao Árten, é o Design Biofílico, que é aquele que valoriza o verde e otimiza a entrada da luz e ventilação naturais nos ambientes. Isso influencia não apenas a qualidade de vida dos futuros moradores, mas também o equilíbrio entre os espaços construídos e a natureza nas grandes cidades.

A questão energética ganhou bastante atenção dos projetistas do Árten, que já sai do papel com selo Procel A de eficiência, com painéis fotovoltaicos para captação de energia solar no edifício, sensores de presença nas áreas comuns e iluminação com lâmpadas de LED nos ambientes compartilhados, diminuindo o consumo e o gasto com energia elétrica pelo condomínio. Outra solução voltada à economia energética que está no projeto é o Ecoclick, uma tecnologia que permite o desligamento remoto de luzes e aparelhos eletrônicos.

LEIA TAMBÉM:

Da economia de energia à redução do consumo de água – algo que ganhou ainda mais relevância em tempos de estiagem e crise hídrica -, o projeto também prevê sistemas de reuso da água para jardinagem e vasos sanitários. Os medidores individualizados de água, metais hidrossanitários com controle de vazão e sistema de recirculação de água quente contribuem para menos consumo e desperdício. Para completar, o Árten terá painéis de controle de consumo ou dashboards instalados nos elevadores, onde os futuros moradores vão poder acompanhar e controlar a economia alcançada com as soluções de redução do consumo de água e energia. A ideia é dar transparência ao processo e também envolver a comunidade nesse importantíssimo processo de transformação.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.