Projeto que adia reajuste do IPTU 2022 de Curitiba é aprovado; imposto pode ser corrigido apenas pela inflação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Reajustes dos imóveis que estavam em vigor nos últimos anos não serão praticados no imposto de 2022. (Foto: Prefeitura de Curitiba)

Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou por unanimidade em primeiro turno o projeto de lei que elimina o reajuste e limita correção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 apenas à inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Dessa forma, os reajustes que estavam em vigor nos últimos anos, de 4% para imóveis residenciais, e de 7% para terrenos (mais a inflação), não serão praticados no imposto. A proposta, que recebeu 38 votos favoráveis, será votada em segundo e último turno nesta terça-feira (07).

A revisão da Planta Genérica de Valores atualizaria o valor venal dos imóveis da cidade, de acordo com o mercado. Com isso a cobrança do IPTU poderia variar acima da inflação para aqueles imóveis com valor venal defasado.  Com a aprovação, a atualização da Planta Genérica de Imóveis fica adiada para outubro de 2022, sendo que o reajuste que será aplicado valerá para 2023.

A revisão da Planta Genérica é prevista pela legislação.  A Lei Complementar nº 40, de 18 de dezembro de 2001 determina, no § 2º do art. 36, que o Poder Executivo deve encaminhar ao Poder Legislativo, até o dia 15 de outubro do primeiro ano do mandato, projeto de lei com proposta de atualização dos valores unitários de metro quadrado de construção e de terrenos, constantes na Planta Genérica de Valores Imobiliários.

LEIA TAMBÉM:

No entanto, a valorização imobiliária observada nos últimos quatro anos e a entrada em vigor da nova Lei de Zoneamento, em agosto de 2020, provocaram consideráveis alterações na ocupação urbana, com reflexos diretos no valor venal dos imóveis na capital.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

[instagramfeed]

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.