Projeto que transforma bancas de jornal em novos negócios começa por Curitiba

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Reinaldo Bessa

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Curitiba é a primeira cidade do país a receber o projeto A Gente Banca, lançado pelo Santander Brasil no último dia 30 no intervalo do Jornal Nacional. Por meio dele, bancas de revistas e jornais de todo o país estão incorporando outros negócios, como floricultura, manicure, chaveiro, costureira e manutenção de celular, sem deixar a atividade principal de lado. Cada dono ou dona de banca ganhou um curso em uma dessas áreas, pago pelo banco, em parceria com o Sebrae e outras instituições.

Em entrevista ao portal, nesta sexta-feira (8), o diretor de marketing do Santander Brasil, Igor Pulga, explicou que o projeto é uma iniciativa do Departamento de Marketing do banco surgida em maio do ano passado para ajudar os donos de bancas a se manter no mercado, mesmo após o fim das edições impressas de jornais e revistas, que resultou em queda no faturamento desses micro empreendedores. O vídeo de lançamento afirma que nos últimos anos mais gente procurava as bancas atrás de jornal para catar sujeira de cachorro do que para ler. O Santander Brasil é vice-líder nacional em concessão de micro crédito, atrás apenas do Banco do Brasil, com mais de um milhão de clientes na modalidade. “A ideia é que os donos de bancas não dependam de uma receita só”, disse Pulga.

Confira um dos vídeos de divulgação do projeto pelo Santander. (Vídeo: Santander)

Curitiba adotou a ideia

O projeto selecionou cinco bancas da região Central de Curitiba – três na Praça Tiradentes, uma na Praça Rui Barbosa e uma na Praça Osvaldo Cruz, em frente ao Shopping Curitiba, que ostentam o novo layout desde o último dia 19 de março. Além de escolher a capital paranaense para o ponta pé inicial, o banco também se valeu de talentos locais para dar forma à ideia. O Estúdio Pantarolli Miranda, comandado pelo arquiteto Zeh Pantarolli e pelo designer Diego Miranda Leite, foi o eleito para a empreitada. “A gente achou que Curitiba tem uma coisa muito legal, bancas boas, de alvenaria, prontas pra reforma”, diz Pulga, acrescentando que também pesou na escolha o fato de a cidade – leia-se poder público – ter sido muito receptiva à ideia e facilitar os trâmites burocráticos para a mudança.

Atuando com projetos de interiores desde 2007, o escritório curitibano assina toda a concepção do projeto A Gente Banca, que deverá ser implantado em outras cidades e capitais brasileiras. A próxima é São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. “Foi um desafio criar cinco projetos-modelo que poderão ser replicados em qualquer capital brasileira. Além de atender às necessidades de um projeto comercial visualmente atraente, levamos em conta a padronização de materiais e sua viabilização financeira”, diz Zeh Pantarolli. Segundo ele, a adaptação das bancas só foi possível porque Curitiba já tem uma lei municipal que prevê a atuação ampliada desses negócios.

Confira um dos vídeos de divulgação do projeto pelo Santander. (Vídeo: Santander)

Seu sócio, Diego Miranda Leite, explica que 30% do espaço da banca continuam dedicados à atividade principal enquanto o restante passa a ser o outro negócio. Cada banca escolhida ganhou novos mobiliários na cor vermelha – a cor do Santander –, novo piso e forro e nova iluminação, além de mudanças na parte externa, porém preservando a arquitetura original do mobiliário urbano de Curitiba. As fachadas passaram por limpeza e ganharam nova pintura, além de uma nova comunicação visual. Para cada banca, explica Diego, foi desenhado um mobiliário exclusivo para abrigar as novas funções e os equipamentos necessários. Apesar de ocupar um espaço bem menor, as prateleiras para revistas e jornais ganharam nichos de destaque reformulados.

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As cinco bancas de Curitiba que participaram do lançamento do projeto tiveram algumas regalias no financiamento, como condições especiais por seus donos cederem suas imagens para a campanha do banco, explica Igor Pulga. Segundo ele, após uma semana do lançamento já são quase 2 mil jornaleiros inscritos no programa de microcrédito do banco, a maioria de cidades do interior. Também de acordo com o diretor de marketing do Santander Brasil, mais bancas de Curitiba devem ser contempladas pelo projeto. Veja mais informações do projeto em www.santander.com.br/agentebanca.

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4 comentários em “Projeto que transforma bancas de jornal em novos negócios começa por Curitiba”

  1. Avatar

    Olá Reinaldobessa
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