A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inova e lança o Open Academy, modelo educacional que possibilita ao estudante optar pelo curso que vai fazer até um ano após sua entrada na universidade, período que ele fará uma imersão em diferentes áreas o que vai garantir uma escolha mais assertiva da graduação.
Diferente do modelo de ensino atual, que adota a escolha da profissão assim que o estudante conclui o Ensino Médio no vestibular tradicional, na nova forma de ingresso o universitário ainda terá um auxílio de um mentor acadêmico para auxiliar nas escolhas de disciplinas e analisar as áreas de interesse do estudante.
O estudante vai poder explorar áreas como artes, negócios, saúde, marketing, engenharia, educação, direito, arquitetura (exceto Medicina, American Academy e American Academy Health), antes de escolher de fato qual graduação seguir.
“O Open Academy foi desenvolvido como um modelo inovador que acompanha as mudanças de comportamento da sociedade. O programa oferece às novas gerações a oportunidade de trilhar a graduação por meio de uma experiência de aprendizagem mais adaptável, inclusiva e centrada nas suas escolhas e necessidades”, diz Ericson Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUCPR.
Além disso, os meses dessa vivência são validados para a graduação: toda a carga horária é utilizada como equivalência das disciplinas para a matriz curricular da graduação escolhida.
As inscrições para o Open Academy já estão abertas e com entrada na Universidade em agosto de 2024. Para saber mais, acesse o site.