Liberação do horário de funcionamento do comércio de Curitiba aprovada pela Câmara Municipal vai à sanção de Greca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Liberação do horário de funcionamento do comércio de Curitiba aprovada pela Câmara Municipal vai à sanção de Greca
Projeto altera lei municipal que estabelece horário de funcionamento do comércio e serviços. (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Curitiba concluiu na sessão desta quarta-feira (26) a votação do projeto de lei que acaba com o horário fixo do comércio de rua na cidade. Confirmada por 32 votos a 4, a proposta será encaminhada para a sanção ou o veto do prefeito Rafael Greca. Na prática, a revoga a lei municipal 7.482/1990, que estabelece o horário de funcionamento externo dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço.

Atualmente, o horário comercial de atendimento ao público é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. Os supermercados, setores de alimentação e similares podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 21h. O projeto aprovado retira os horários fixos, tornando livres a abertura e o fechamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestadores de serviço de Curitiba, seguindo a lei federal 13.874/2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

A proposição aprovada pelo Legislativo curitibano ainda revoga o artigo 36 da lei municipal 11.095/2004 que estabelece que os horários de funcionamento do comércio sejam definidos através de ato do Poder Executivo.

Liberação do horário de funcionamento do comércio de Curitiba aprovada pela Câmara Municipal vai à sanção de Greca
A vereadora Amália Tortato (Novo), uma das autoras do projeto que acaba com o horário fixo do comércio em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Protocolado por Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, o projeto contou com a assinatura de 23 vereadores. “Tenho certeza de que esse projeto é excelente para a nossa cidade”, disse a vereadora Amália Tortato. Para ela, a flexibilização fará com que o turista que vem conhecer a cidade possa conhecer a Rua XV num domingo ensolarado.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.