Morre o florista João Klas Neto, proprietário da tradicional floricultura Flor de Liz de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

João Klas Neto morreu nesta terça-feira, aos 89 anos. (Foto: Instagram Rafael Greca)

Morreu nesta terça-feira (23), o florista João Klas Neto, aos 89 anos. A família confirmou que a morte foi em decorrência de insuficiências cardíaca e respiratória. Ao lado do companheiro e sócio Fortunato Sukadolnik, Klas foi proprietário da Flor de Liz, a primeira e mais tradicional floricultura de Curitiba que marcou presença na vida dos curitibanos, sendo requisitada para casamentos, batizados e outras cerimônias da alta sociedade. Em 2020, a floricultura fechou as portas após 57 anos de funcionamento, no bairro Rebouças. O primeiro endereço foi na Praça Rui Barbosa.

Segundo uma familiar de Klas, a primeira decoração que ele fez foi do casamento de uma sobrinha. “Ele nem tinha a floricultura ainda. Decorou a igreja com uma flor muito perfumada. O padre, que tinha alergia, espirrou o casamento todo”, lembra.

Nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca lamentou a morte de João Klas, de quem era amigo pessoal, relembrando alguns trabalhos do florista para Curitiba, como os cenários da visita do Papa João Paulo II em junho de 1980, os arranjos florais dos 300 anos de Curitiba, em 1993 e no concerto do tenor José Carreras na Pedreira Paulo Lemanski, entre outros. “Curitiba perdeu hoje seu mais habilidoso mestre florista. A ele devemos esplêndidos cenários”, escreveu o prefeito no instagram.

“Primavera chegando e o florista mais admirado pelos profissionais nos dando um adeus hoje. João Klas nos ensinou a ter bom gosto, sofisticação e sensibilidades em suas festas. Especialmente com seus buquês de noiva. Ele era o mago dos buquês na Flor de Liz. Casar com um buquê dele era sorte e requinte garantidos”, destaca o party designer Marcos Soares, amigo de muitos anos de Klas.

“Posso chamar o João de ‘mago das flores’, o ‘mago dos buquês das noivas’. Sempre que eu tinha um casamento com eles (a Flor de Liz) meu telefone tocava e era o João, com aquele jeito dele marcante de falar. Muitas vezes me contava histórias interessantes daquela família. A memória do João era incrível”, diz o produtor de eventos Alexandre Distefano.

O velório está acontecendo na Capela Vaticano e a cerimônica de cremação será nesta quarta-feira (24), ao meio-dia, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.