Da Redação
Desde que foi reinaugurado, há exatos quatro anos, o Restaurante Popular do Capanema atendeu 488 mil pessoas com almoços. O espaço, sob o Viaduto do Capanema, no Cristo Rei, ficou fechado entre 2000 e 2017 e foi reaberto pelo prefeito Rafael Greca no dia 18 de janeiro de 2018. O restaurante é um dos cinco administrados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e funciona para almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 14h, oferecendo 500 refeições por dia a R$ 3 cada. O cardápio inclui arroz, feijão, carne, acompanhamento, salada e sobremesa
A vendedora ambulante Maria Paula Rodrigues, 69 anos, trabalha na Rua XV de Novembro e almoça todo dia no Restaurante Popular do Capanema. “Eu moro sozinha, então é muito mais simples vir almoçar por aqui, do que cozinhar”, diz ela, que é viúva e tem como renda principal uma pensão do marido. O aposentado Cássio Machado, de 60 anos, frequenta diariamente o restaurante. “Onde mais eu encontraria uma refeição tão completa por um valor tão baixo?”, afirma. Segundo ele, se não pudesse almoçar no restaurante popular da prefeitura, provavelmente comeria um salgado ou um sanduíche.
Os cinco restaurantes populares da prefeitura têm como público-alvo idosos, trabalhadores de baixa renda e desempregados. Diariamente passam por eles 4,7 mil pessoas. Além dos almoços, os frequentadores podem comprar marmitas para levar para casa.
Mesa Solidária
O Restaurante Popular do Capanema faz parte do Mesa Solidária, programa mantido pela prefeitura e por parceiros da área gastronômica que oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de rua. No local, são servidas de graça 250 marmitas por dia, das 19h às 22h, inclusive sábados e domingos. No domingo, também é oferecido café da manhã gratuito. Além do Restaurante do Capanema, também integram o Mesa Solidária o Restaurante Popular da Matriz (Centro), o Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças) e o Luz dos Pinhais (atrás da Catedral Basílica).
LEIA TAMBÉM:
- Com maior número de crianças, Curitiba avança na vacinação infantil; Ômicron provoca corrida por 1ª dose
- Paraná tem mais de 70% da população completamente imunizada, um ano após o início da vacinação
Aberto pela primeira vez em novembro de 1993, na primeira gestão de Greca, o Restaurante Popular do Capanema conquistou o Brasil pela proposta pioneira de oferecer refeições de qualidade, na época, a R$ 1. O espaço foi fechado no começo de 2000 e enquanto esteve desativado foi usado por pessoas em situação de risco e usuários de drogas, sendo reaberto em 2018, na segunda gestão de Greca.
“A reabertura, há quatro anos, além de garantir alimentação de qualidade para as 488 mil pessoas atendidas até o fim de 2021, também propiciou uma revitalização da região, que ainda foi beneficiada com a instalação de um posto da Guarda Municipal, ao lado do restaurante, e um posto de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS)”, diz o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.
Confira os endereços dos cinco restaurantes populares da Prefeitura.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: