Nesta terça-feira, 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para trazer à pauta a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das necessidades desse público na rede de serviços públicos e privados. No Paraná, o Festval é a primeira rede de supermercados a receber o Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista, concedido pela Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA-AutismoS.
A adequação dos espaços e o treinamento dos colaboradores para melhor atender as pessoas com autismo começou há um ano. “Esse processo de certificação foi uma aula de vida pra todos nós”, comenta Ana Paula Beal, gerente de qualidade do Festval. Segundo ela, os colaboradores passam por todos os tipos de treinamento, que inclui desde pontos básicos como a interpretação da carteira de identificação do autista até a percepção do comportamento do cliente, se ele precisa de algum atendimento preferencial, se está prestes a se desregular ou se precisa de algum outro tipo de assistência, como protetores auriculares. Mais de 500 colaboradores de todas as 19 lojas do Festval de Curitiba e Pinhais já passaram pelos treinamentos, mas boa parte deles está em funções de atendimento direto ao público, como é o caso de seguranças, operadoras de caixa e balconistas.
Fabio Cordeiro, presidente da ONDA-AutismoS, conta que são diários os relatos de pessoas que sofreram algum tipo de discriminação ou preconceito praticados por colabores de empresas no atendimento ao público. “Na maior parte das vezes, esses atos se dão pelo desconhecimento e falta de capacitação”, destaca Cordeiro, que também é uma pessoa autista e foi responsável pela criação do selo e de todo processo de capacitação. O objetivo, segundo ele, não é apenas para treinar os profissionais dentro das empresas, mas também sinalizar para toda a comunidade do autismo que naquele local as pessoas são sensíveis à causa e buscam agir com respeito as características desses indivíduos.
Na loja do Festval Kennedy, a mais nova da rede que foi inaugurada em dezembro, toda a estrutura já foi desenvolvida pensada nesse público. Isso inclui desde a sinalização dentro do estabelecimento adequada ao público autista, vaga de estacionamento exclusiva e placas nos caixas prioritários com novo design incluindo o símbolo do autismo. Além disso, a loja conta com a Sala Calma para acomodação sensorial. É um espaço de 15 metros quadrados com um projeto arquitetônico desenvolvido para proporcionar conforto às pessoas com autismo e seus familiares.