Da Redação
A Câmara Municipal de Curitiba realiza nesta segunda-feira (16), a partir das 14 horas, audiência pública para analisar as mudanças propostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas regras de geração distribuída e seu impacto no setor de energia solar. A reunião, proposta pelo vereador Marcos Vieira e pelo deputado federal Gustavo Fruet, ambos do PDT, contará com a participação de diretores das associações brasileira e paranaense de energia solar, além dos senadores Flávio Arns e Oriovisto Guimarães.
A audiência foi sugerida para que Curitiba não fique de fora da consulta pública nacional aberta pela Aneel, em outubro, para receber contribuições à proposta de revisão da Resolução Normativa 482/2012. A consulta pública encerra-se no próximo dia 30. A revisão da resolução está prevista desde 2015 e seu objetivo é aperfeiçoar o atual modelo do sistema de compensação de créditos, considerando os avanços da geração distribuída no Brasil a partir de 2012, quando o consumidor começou a poder gerar sua própria energia.
Segundo a Aneel, desde a regulamentação da Resolução 482/12, já foram implantadas mais de 120 mil unidades consumidoras com micro ou mini geração de energia. A fonte de energia solar é a mais utilizada na modalidade, alcançando 98% das conexões, segundo a agência.