Da Redação
A Renault do Brasil realizou diversas ações durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que ocorreu no último fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Os visitantes puderam conhecer ao vivo o novo Megane E-Tech 100% elétrico, que esteve exposto durante os três dias de evento, e que será comercializado no país no primeiro semestre de 2023. Com tecnologias de eletrificação oriundas das inovações E-Tech presentes nos motores da F1, o modelo também foi apresentado aos pilotos Esteban Ocon, da escuderia Alpine F1 Team, e Caio Collet, da academia de pilotos da Alpine.
No domingo (13), um raro Willys Interlagos conversível, pertencente ao Acervo Histórico da Renault do Brasil, participou do Drive’s Parade, o desfile de pilotos que antecede a largada da competição. O exemplar foi o primeiro esportivo brasileiro, baseado no emblemático Alpine A108 e produzido sob licença pela Willys Overland entre os anos de 1962 e 1966. A Renault também foi a frota oficial do Grande Prêmio São Paulo de F1 e disponibilizou mais de 40 veículos da marca que foram utilizados em diversas atividades do GP, tanto na pista como nas operações externas, dentre eles, quatro Kwid E-Tech 100% elétricos, permitindo uma mobilidade com zero emissão de poluentes durante o evento.
O Instituto Renault também realizou uma ação digital do projeto “O Trânsito e Eu no Grande Prêmio”. Com óculos de realidade virtual, as crianças puderam vivenciar, durante os três dias do evento, as situações de convivência no trânsito em um ambiente 100% digital. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto em parceria com a Loox Estúdios e mostra diferentes situações de trânsito em uma minicidade, onde o jogador deve indicar quais são as ações corretas e erradas. O aplicativo já é utilizado no estado de São Paulo e, também, foi usado pelo município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Durante o GP, também foram atendidas 100 crianças de escolas públicas de São Paulo, levadas ao autódromo pela organização do GP de Fórmula 1. O projeto “O Trânsito e Eu” já beneficiou mais de 260 mil crianças. A iniciativa foi fruto de uma parceria do Instituto Renault com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a organização do Grande Prêmio.
Mantendo uma tradição de dez anos, todos os convidados da Renault durante o Grande Prêmio também receberam sacochilas da Alpine, produzidas pela associação Borda Viva, iniciativa apoiada pelo Instituto Renault. A associação também teve um espaço dedicado para a exposição dos seus produtos, produzidos a partir da reutilização de tecido automotivo e cinto de segurança.
Megane E-Tech
Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, a CMF-EV da Aliança, o Megane E-Tech é o primeiro representante de uma nova linguagem de design chamada “sensual tech”. Com um projeto totalmente elétrico em seu DNA, o modelo se diferencia com uma personalidade ao mesmo tempo elegante e dinâmica. Do lado de dentro, o espaço interno recorde se alia a uma ergonomia totalmente repensada, em benefício do bem-estar dos ocupantes.
Com o novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica ao patamar mais alto. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em sete segundos. A autonomia é de 450 quilômetros e em um carregador DC rápido é possível carregar 100 quilômetros em apenas oito minutos.
Todos os seus revestimentos têxteis do Megane E-Tech são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a até 2,2 kg no total, conforme a versão. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado. O Megane E-Tech 100% elétrico é a expressão da nova marca Renault e será o primeiro veículo da fase Renovation no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution.
Kwid E-Tech
Com o Kwid E-Tech, a Renault está ampliando a gama de veículos 100% elétricos à venda no Brasil tendo a maior rede de concessionárias de carros elétricos do país, além de toda a experiência da marca, que é pioneira em mobilidade elétrica no mundo. Um dos destaques do Kwid E-Tech 100% elétrico é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade de 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts. A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC).
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos. A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para o deslocamento diário médio nas grandes cidades. O Kwid E-Tech também está disponível no Renault on Demand, solução de mobilidade da Mobilize Financial Services, nova identidade do Banco RCI Brasil, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: