Enólogo David Bonomi, da tradicional bodega argentina Norton, comanda degustação exclusiva de vinhos em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

David Bonomi, enólogo chefe da Bodega Norton. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Os vinhos da Bodega Norton, localizada em Mendoza, na Argentina, agora são de importação exclusiva das importadoras Porto a Porto, de Curitiba, e Casa Flora, de São Paulo. Internacionalmente reconhecida pela excelência de seus vinhos, profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade, a bodega ostenta números grandiosos: 125 colheitas em 1.265 hectares próprios em Luján de Cuyo, um dos melhores terroirs argentinos, mais de 150 prêmios internacionais, a presença em mais de 70 países e a quinta colocação entre os maiores exportadores de vinhos da Argentina.

Fundada em 1895 pelo engenheiro Edmund Norton, a vinícola foi adquirida no fim dos anos 1980 pelo empresário Gernot Langes-Swarovski, dono da fabricante homônima de cristais. Hoje ela está sob a direção de Michael Halstrick, filho de Gernot, e reúne vários enólogos premiados comandados por David Bonomi, eleito “Enólogo do Ano” em 2020 pelo crítico Tim Atkin. Em 2017, a revista Decanter o incluiu em sua lista dos 10 Melhores Enólogos da América do Sul.

Na última sexta-feira (07) ele esteve em Curitiba para participar de um almoço de apresentação dos vinhos no Restaurante Durski com pratos do Madero Prime Steak House oferecido pela Porto a Porto a proprietários de vários restaurantes da cidade e jornalistas. Dentre os rótulos que chegam ao Brasil estão os badalados Gernot, Lote Negro, Lote e Privado Family Blend, as linhas Altura, Reserva, D.O.C, Select e Sexy Fish, além da Porteño. O Lote Negro é a expressão máxima do Vale do Uco e seu terroir, além de ser um dos vinhos prediletos de Bonomi. Os três vinhos Lote apresentam as peculiaridades da uva Malbec em três terroirs: Finca la Colonia, Agrelo e Lunlunta.

Vinho Norton Altura. (Foto: Divulgação)

O Privado Family é um blend exclusivo de alta qualidade elaborado a pedido da família Swarovski para criar o melhor vinho para desfrutar entre seus amigos. Um rótulo verdadeiramente único, uma seleção especial das melhores barricas de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon, que resulta em um corte harmonioso, complexo e elegante.

A linha Altura foi inspirada na conexão entre solo, elevação e microclima em um vinhedo especial localizado em Mendoza, com produção anual limitada de garrafas. A Reserva é caracterizada por sua elegância e complexidade. Os rótulos passam por barrica e a maioria é muito bem pontuada. Um dos maiores destaques da bodega, o Malbec D.O.C. é um autêntico expoente da variedade argentina, caracterizado por seu excelente corpo, cor intensa, aromas complexos e final delicado. O vinho amadurece por seis meses em barricas de carvalho e posteriormente passa outros nove meses em tanques de concreto.

Os vinhos da linha Select se distinguem pelo caráter frutado e elegante, de excelente estrutura. A Sexy Fish é focada no público jovem, com linguagem moderna e vinho descomplicado. A linha Porteño é um convite para descobrir Buenos Aires e sua cultura através de uma garrafa de vinho. A inspiração para o rótulo vem de uma arte tradicional de rua chamada “Filete Porteño”, que reflete a paixão e a cultura da capital argentina no início do século XX.

Além da qualidade e sofisticação dos vinhos, a Norton foi pioneira no desenvolvimento e uso de “garrafas ecológicas” para reduzir a utilização do vidro e a primeira na Argentina a ser certificada internacionalmente pela produção sustentável.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.