Da Redação
O jornalista Ricardo Lessa estará em Curitiba neste fim de semana para o lançamento de seu quinto livro, “Como girei a roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores”, em que faz revelações dos bastidores do mais influente programa de entrevistas da TV brasileira. Ele fará duas sessões de autógrafos, uma neste sábado (26), a partir das 11h, na Livraria do Chain, e outra no domingo, a partir do mesmo horário, na Academia Paranaense de Letras, no Palácio Belvedere. Lessa foi âncora da atração da TV Cultura de São Paulo de abril de 2018 a julho de 2019. Ele faz um precioso relato de sua experiência como apresentador e das disputas e pressões por trás das câmeras, em uma rara abordagem sobre o funcionamento de uma TV pública no país. Segundo o autor, são histórias reais, mas povoadas de fantasmas materializados sempre que esbarravam em interesses do governo de São Paulo, controlador da emissora.
Ricardo Lessa traz à tona um conjunto de situações desconhecidas do público, tais como: o que se leva em conta na escolha dos entrevistados, quem os escolhe, como se chega à lista de entrevistadores e as interferências contra ou a favor dos nomes propostos. “Fica claro para qualquer principiante de jornalismo que, em nosso país, o exercício da liberdade de informação é uma luta constante. No Roda Viva não é diferente”, diz Lessa, que em 2018 conseguiu reunir os principais candidatos à presidência e levou o programa a patamares de audiência e de repercussão nas redes sociais raros na história da TV Cultura.
O jornalista e professor Eugênio Bucci, conselheiro da Fundação Padre Anchieta – instituição mantenedora da TV Cultura –, registra no prefácio da obra: “No panorama reportado por Lessa, a gente se dá conta de que a história do Roda Viva envolve duelos em que os interesses acomodados no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, têm participação constante. O estilo dos governantes varia, mas os interesses, segundo itinerários mais ou menos velados, mais ou menos constrangidos, sempre batem ponto. A vida é dura”.
Embora o livro seja focado no programa, Ricardo Lessa faz também uma importante reflexão sobre papel da imprensa num momento de acelerado processo de transformação da mídia, com forte impacto na sociedade. Ele compartilha não só sua experiência à frente do Roda Viva e o olhar afiado, mas muito do conhecimento adquirido em mais de 40 anos de profissão, com passagens pelos principais veículos do país.
SERVIÇO
Lançamento “Como girei a roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores”, de Ricardo Lessa
Sábado, 26 de novembro, a partir das 11h, na Livraria do Chain (Rua General Carneiro 441, Centro)
Domingo 27, a partir das 11h, na Academia Paranaense de Letras, no Palácio Belvedere, São Francisco
Páginas: 152 / Gênero: Jornalismo
Editora: Máquina de Livros
Preço: R$ 52 (impresso) e R$ 38 (e-book)