As Ruínas de São Francisco, anfiteatro a céu aberto no Centro Histórico de Curitiba, recebem a partir de quinta-feira (28) o Largo das Óperas, uma programação de nove apresentações musicais de canto lírico. Com entrada gratuita, o evento faz parte da programação de Natal de Curitiba, além de comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Os espetáculos vão até 8 de dezembro.
As consagradas óperas La Bohème, de Giacomo Puccini; La Traviata, de Giuseppe Verdi, e O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, compõem o repertório do Largo das Óperas. A direção musical e regência são do maestro Roberto Ramos e a direção de cena da cantora e professora de canto lírico Denise Sartori. Ao todo, mais de 40 profissionais estão envolvidos na produção.
De quinta-feira (28) a sábado (30), acontecem as apresentações de La Bohème, ópera composta em 1895 que narra a vida de um grupo de jovens boêmios em Paris. De segunda-feira (02) a quarta-feira (04) a atração será La Traviata, que conta a história de Violetta, uma cortesã que se apaixona por um rapaz chamado Alfredo e tenta viver esse amor. E de sexta (06) a domingo (08), a ópera O Elixir do Amor, que conta a história de um jovem que compra uma poção para conquistar sua amada, encerra a programação do Largo das Óperas. Os espetáculos acontecem de segunda a sábado, às 20h, e nos domingos às 19h
Para o idealizador e produtor do espetáculo, Ricardo Trento, a ideia é democratizar o acesso a este estilo musical clássico. “Curitiba terá mais uma oportunidade de celebrar a riqueza da cultura operística e reforçar a conexão cultural entre a Itália e o Paraná”, diz.
Serviço
Primeira edição do Largo das Óperas
Data: de 28 de novembro a 08 de dezembro
Local: Anfiteatro das Ruínas de São Francisco
Endereço: Praça João Cândido – São Francisco
Horários: de segunda a sábado às 20h, domingo às 19h
Entrada gratuita
Capacidade: aproximadamente mil pessoas