Gabriela Fialho
Considerada a pior estiagem dos últimos 23 anos no Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), alterou o sistema de rodízio em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, ampliando o número de bairros afetados e modificando o horário de funcionamento da parada no abastecimento. O rodízio foi implantado devido à grave estiagem dos últimos meses, que provocou redução na vazão de rios e poços.
A Sanepar orienta que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do Coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.
LEIA TAMBÉM:
- Pandemia faz Paraná perder R$ 420 milhões em ICMS em abril
- Estudante de 16 anos cria tecnologia para dar mais conforto durante o uso de máscaras
Confira as datas e as regiões do rodízio:
Prefeito
Na última quarta-feira (29), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, publicou em suas redes sociais sua indignação com a falta de água em Curitiba. Ele afirma que os reservatórios de abastecimento da cidade não são interligados o que poderia facilitar a distribuição de água para regiões mais afetadas pela seca.
“O problema é que os reservatórios não conversam entre si, de forma que a Sanepar possa racionar água em toda a cidade. Pedi à Sanepar que avise com 3 dias de antecedência o rodízio de abastecimento”, afirmou Greca.
Em resposta a Sanepar afirma que está fazendo obras para concluir a integração dos sistemas de abastecimento.
Campanha
Para alertar a população a Sanepar está com uma campanha de alerta para uso racional da água. Confira o vídeo abaixo.